TCE-PB aprova as contas da Fundação Casa de José Américo, Empaer e prefeituras de Lastro e Uiraúna

PUBLICIDADE

O Pleno do Tribunal de Contas/PB, sob a presidência do conselheiro Nominando Diniz Filho, aprovou, em sessão ordinária híbrida, nesta quarta-feira (11), a prestação de contas das prefeituras de Lastro, referentes a 2022, e de Uiraúna, exercício de 2021. Regulares também foram julgadas as contas da Fundação Casa de José Américo e Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural, relativas a 2023.

Universitários – Estudantes dos cursos de Direito, Administração, Gestão Pública e Economia da Universidade Federal da Paraíba e da Unipê – Universidade de João Pessoa, sob a coordenação dos professores Carlos Aquino, Alfredo Rangel, Fernando Aquino e Marcílio Franca, acompanharam o julgamento das contas de 2022 do município do Lastro, sob a relatoria do conselheiro Fábio Túlio Nogueira. De forma didática, o relator detalhou os procedimentos do TCE na análise das contas apresentadas pelos gestores públicos, dentro dos parâmetros estabelecidos pela Constituição Federal, Estadual e demais regramentos da lei.

O conselheiro Fábio Nogueira reiterou a preocupação do Tribunal de Contas, que também avalia as políticas públicas a serem observadas pelos gestores, além dos aspectos da conformidade, aferindo assim, como estão sendo aplicados os recursos da sociedade pelos gestores públicos. O professor Marcílio Franca, que também é procurador geral do TCE, reforçou a parceria da Corte com a Universidade, a partir dessas iniciativas, sempre buscando a proximidade com a academia e com a sociedade. Ele falou da representação do Ministério Público de Contas, junto ao TCE, sempre zelando pelo respeito ao regramento constitucional e às leis vigentes.

Ao manifestar boas vindas aos alunos, o presidente da Corte, conselheiro Nominando Diniz, reiterou a importância do TCE, como órgão de controle externo e responsável pela fiscalização das contas públicas, visando a boa aplicação dos recursos da sociedade. Ele lembrou os dispositivos constitucionais previstos nas cartas federal e estadual, Lei Orgânica do TCE e Regimento Interno, além das resoluções regulamentadoras das atividades do órgão.

Voto de Pesar – Proposto pelo presidente da Corte, conselheiro Nominando Diniz, o Pleno aprovou, à unanimidade, “Voto de Pesar”, em virtude do falecimento do Advogado e professor aposentado da UFPB, Ivo Sérgio Correia Borges da Fonseca. Ele era natural de João Pessoa, jurista, tendo lecionado no curso de Ciências Jurídicas, as disciplinas de Direito Constitucional, Administrativo e Penitenciário. Foi Diretor-Presidente da Empresa Municipal de Urbanização de João Pessoa (Urban), e presidente do Conselho Penitenciário do Estado.

Composição – O Tribunal de Contas realizou sua 2463ª sessão ordinária remota e presencial. Na composição do quórum estiveram presentes os conselheiros Fábio Túlio Nogueira, André Carlo Torres Pontes e Antônio Gomes Vieira Filho. Também os conselheiros substitutos Marcus Vinícius Carvalho Farias e Renato Sérgio Santiago Melo. O Ministério Público de Contas esteve representado pelo procurador geral Marcílio Toscano da Franca.

 

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Na Paraíba, ministro de Lula detalha crédito a famílias da PB e destaca foco em acabar com a fome

Na Paraíba, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington…

19 de setembro de 2024

TERRITÓRIO LIVRE: Justiça mantém prisões de Raíssa e a de demais detidas durante audiência de custódia

Os quatro presos na fase "Segundo Turno" da operação “Território Livre” da Polícia Federal ocorrida…

19 de setembro de 2024

Em carta ao povo de João Pessoa, Raíssa trata acusações como ‘mentira cavilosa’: “Toda verdade virá à tona”; LEIA

Em uma carta divulgada na manhã desta quinta-feira (19), a vereadora Raíssa Lacerda (PSB), presa…

19 de setembro de 2024

Fotos: relatório da PF revela tentativa de ocultação de provas por suspeita de aliciar eleitores

A Polícia Federal enviou, na manhã desta quinta-feira (19), o relatório sobre o material apreendido…

19 de setembro de 2024

“Perseguição eleitoral” aponta defesa de Raíssa Lacerda após vereadora ser presa em operação da PF

Na manhã desta quarta-feira (19), a vereadora Raíssa Lacerda (PSB) foi detida durante a segunda…

19 de setembro de 2024

PF prende a vereadora Raissa Lacerda nova fase da operação que investiga assédio a eleitores

A Polícia Federal deflagrou, no início da manhã de hoje (19), a segunda fase da…

19 de setembro de 2024