TCE-PB aprova as contas da Fundação Casa de José Américo, Empaer e prefeituras de Lastro e Uiraúna

PUBLICIDADE

O Pleno do Tribunal de Contas/PB, sob a presidência do conselheiro Nominando Diniz Filho, aprovou, em sessão ordinária híbrida, nesta quarta-feira (11), a prestação de contas das prefeituras de Lastro, referentes a 2022, e de Uiraúna, exercício de 2021. Regulares também foram julgadas as contas da Fundação Casa de José Américo e Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural, relativas a 2023.

Universitários – Estudantes dos cursos de Direito, Administração, Gestão Pública e Economia da Universidade Federal da Paraíba e da Unipê – Universidade de João Pessoa, sob a coordenação dos professores Carlos Aquino, Alfredo Rangel, Fernando Aquino e Marcílio Franca, acompanharam o julgamento das contas de 2022 do município do Lastro, sob a relatoria do conselheiro Fábio Túlio Nogueira. De forma didática, o relator detalhou os procedimentos do TCE na análise das contas apresentadas pelos gestores públicos, dentro dos parâmetros estabelecidos pela Constituição Federal, Estadual e demais regramentos da lei.

O conselheiro Fábio Nogueira reiterou a preocupação do Tribunal de Contas, que também avalia as políticas públicas a serem observadas pelos gestores, além dos aspectos da conformidade, aferindo assim, como estão sendo aplicados os recursos da sociedade pelos gestores públicos. O professor Marcílio Franca, que também é procurador geral do TCE, reforçou a parceria da Corte com a Universidade, a partir dessas iniciativas, sempre buscando a proximidade com a academia e com a sociedade. Ele falou da representação do Ministério Público de Contas, junto ao TCE, sempre zelando pelo respeito ao regramento constitucional e às leis vigentes.

Ao manifestar boas vindas aos alunos, o presidente da Corte, conselheiro Nominando Diniz, reiterou a importância do TCE, como órgão de controle externo e responsável pela fiscalização das contas públicas, visando a boa aplicação dos recursos da sociedade. Ele lembrou os dispositivos constitucionais previstos nas cartas federal e estadual, Lei Orgânica do TCE e Regimento Interno, além das resoluções regulamentadoras das atividades do órgão.

Voto de Pesar – Proposto pelo presidente da Corte, conselheiro Nominando Diniz, o Pleno aprovou, à unanimidade, “Voto de Pesar”, em virtude do falecimento do Advogado e professor aposentado da UFPB, Ivo Sérgio Correia Borges da Fonseca. Ele era natural de João Pessoa, jurista, tendo lecionado no curso de Ciências Jurídicas, as disciplinas de Direito Constitucional, Administrativo e Penitenciário. Foi Diretor-Presidente da Empresa Municipal de Urbanização de João Pessoa (Urban), e presidente do Conselho Penitenciário do Estado.

Composição – O Tribunal de Contas realizou sua 2463ª sessão ordinária remota e presencial. Na composição do quórum estiveram presentes os conselheiros Fábio Túlio Nogueira, André Carlo Torres Pontes e Antônio Gomes Vieira Filho. Também os conselheiros substitutos Marcus Vinícius Carvalho Farias e Renato Sérgio Santiago Melo. O Ministério Público de Contas esteve representado pelo procurador geral Marcílio Toscano da Franca.

 

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Identidade cultural paraibana fortalece gestão de Gustavo Feliciano no Turismo, diz Motta

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), comemorou a indicação de Gustavo Feliciano…

19 de dezembro de 2025

Deputado paraibano ressalta importância do setor turístico na posse do filho como ministro

O deputado federal Dr. Damião Feliciano (União Brasil) destacou o simbolismo do momento em que…

19 de dezembro de 2025

PB ganha novo ministro: Lula pede por “bons serviços” e Gustavo Feliciano promete “esforço e dedicação” no Turismo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou oficialmente na noite desta quinta-feira (18),…

19 de dezembro de 2025

Paraiba aparece em 1º lugar no Brasil como estado com menor custo de energia elétrica

O Ranking de Competitividade dos Estados 2025, com base em intormações da ANEEL (Agência Nacional…

19 de dezembro de 2025

Gustavo Feliciano assume Ministério do Turismo na terça

A posse de Gustavo Feliciano como ministro do Turismo está prevista para acontecer na próxima…

18 de dezembro de 2025

Governador afirma que aproximação de Nabor com lideranças da oposição está sendo tratada internamente

O governador João Azevêdo (PSB), afirmou nesta quinta-feira (18), que a aproximação do prefeito de…

18 de dezembro de 2025