Categorias: Paraíba

TCE-PB lança Pacto Paraibano pela Primeira Infância no mês de abril

PUBLICIDADE

O Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB), com o objetivo de fortalecer as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento infantil, lançará no dia 28 de abril, o Pacto Paraibano pela Primeira Infância, uma iniciativa que visa promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos no estado. O evento acontecerá no Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções, em João Pessoa.

O presidente do TCE-PB, conselheiro Fábio Nogueira, disse que o Pacto Paraibano pela Primeira Infância é um compromisso entre diversas instituições, com o objetivo de fortalecer a governança, aprimorar a gestão de recursos e ampliar e qualificar os serviços das políticas públicas voltadas para a primeira infância.

Além do Tribunal de Contas da Paraíba, o Pacto vai contar com a adesão do Governo do Estado, das Prefeituras paraibanos, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e Assembleia Legislativa, TCU, Universidades, OAB-PB, , UNICEF, Instituições federais e privadas também estão sendo convidadas a participar e apoiar a iniciativa.

O evento de lançamento oficial do Pacto contará com palestras sobre políticas públicas de melhorias pela primeira infância e apresentação da Matriz de Planejamento da Auditoria Operacional na Política pela Primeira Infância realizada pelo TCE-PB.

Para esse momento, estão sendo convocadas as 223 Prefeituras Municipais. A ideia é mobilizar os atores envolvidos, priorizar a gestão eficiente dos recursos destinados a essas políticas e disseminar boas práticas e conhecimentos sobre essa fase da vida.

 De acordo com o presidente Fábio Nogueira, “a união de esforços entre os diversos atores sociais é essencial para a efetivação dos direitos da primeira infância e para o seu desenvolvimento integral, garantindo que cada criança paraibana tenha a oportunidade de alcançar seu pleno potencial”, destacou.

Assinatura do Pacto – O documento estabelece diretrizes e ações prioritárias para fortalecer políticas públicas voltadas à primeira infância em todo o estado. Entre os principais compromissos assumidos, destacam-se: o cumprimento da Política Nacional Integrada de Primeira Infância e a destinação de recursos específicos nos orçamentos públicos; o combate à fome infantil e fortalecimento da alimentação escolar na Educação Infantil; a criação de políticas intersetoriais envolvendo educação, saúde e assistência social para garantir o desenvolvimento pleno das crianças; o direito ao brincar, com a requalificação de espaços públicos para atividades infantis; atenção à saúde materna e infantil, assegurando atendimento de qualidade no pré-natal, parto e puerpério; a Proteção contra violência e abuso infantil, com a ampliação de canais de denúncia e programas de acolhimento; e a garantia do registro civil de nascimento e incentivo à paternidade responsável.

Com esse pacto, a Paraíba reafirma seu compromisso com a promoção de políticas públicas eficazes para a primeira infância, assegurando direitos fundamentais e criando condições para o pleno desenvolvimento das novas gerações.

As inscrições para participar do evento já estão abertas. 

Ascom TCE-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Vereador de Santa Helena é atacado com barra de ferro dentro da própria casa no Sertão paraibano

Uma ação rápida de moradores impediu que um ataque contra o vereador Rogério Leite (PSB),…

28 de dezembro de 2025

Governo Federal libera saque-aniversário do FGTS a partir desta segunda

A Caixa Econômica Federal inicia na próxima segunda-feira (29), o pagamento dos valores do FGTS que estavam bloqueados para…

28 de dezembro de 2025

Cícero comemora sucesso do ‘Celebra João Pessoa’ e destaca potencial da capital para grandes eventos

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), comemorou o sucesso do ‘Celebra João Pessoa’…

28 de dezembro de 2025

Bolsonaro apresenta crise de soluços e pressão alta após procedimento

O ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou nova crise de soluços e elevação da pressão arterial na…

28 de dezembro de 2025

Pilotos e comissários aprovam acordo e não haverá greve na aviação brasileira

Pilotos e comissários de bordo aprovaram o acordo coletivo e não haverá greve na aviação…

28 de dezembro de 2025

Mais de 100 kg de maconha são apreendidos pela Polícia Militar em ponto de venda de drogas na capital

Neste domingo (28), policiais da Força Tática do 5º Batalhão da Polícia Militar apreenderam uma…

28 de dezembro de 2025