TCE-PB participa da “Operação Rastreio” que investiga fraudes em licitações em três municípios paraibanos

PUBLICIDADE

Na manhã desta quarta-feira (26), o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público da Paraíba, com o apoio do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba e a participação de órgãos vinculados à Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social, Polícia Civil da Paraíba e Instituto de Polícia Científica, deflagrou a “Operação Rastreio”. A operação foi realizada em cumprimento a mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal de Justiça do Estado.

O Tribunal de Contas do Estado desempenhou um papel essencial na investigação, fornecendo auditorias e análises detalhadas que ajudaram a identificar as irregularidades e a subsidiar a operação.

A ação investiga fraudes em licitações, desvios de dinheiro público, corrupção e lavagem de dinheiro em contratos das Prefeituras de Alhandra, Riachão do Poço e Salgado de São Félix. As investigações em andamento apuram a prática de fraudes em licitações, desvios de dinheiro público, corrupção e lavagem de dinheiro em torno dos contratos e pagamentos efetuados pelas atuais gestões às empresas supostamente contratadas para serviços de locação de veículos, que não são efetivamente prestados.

De acordo com as investigações realizadas até o momento, foram identificadas empresas fantasmas constituídas em nome de interpostas pessoas, além de veículos supostamente locados, mas que pertencem a pessoas com vínculos com os agentes políticos investigados, veículos localizados em outros Estados, veículos que não foram abastecidos pela respectiva Prefeitura (responsável pelo abastecimento) durante o período dos contratos, ou seja, não foram utilizados, mas os valores pela locação foram pagos.

Estão sendo cumpridos 17 mandados judiciais de busca e apreensão nas residências dos investigados, como também na sede das empresas e nas Prefeituras de Alhandra, Riachão do Poço e Salgado de São Félix, na Paraíba. A ação contou com a participação de 03 Promotores de Justiça, 33 agentes do GAECO/PB, 60 Policiais Civis, e Auditores do Tribunal de Contas do Estado. 99 ao todo.

Ascom/TCE-PB

 

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João anuncia conclusão da licitação para a construção da Ponte do Futuro

Na noite desta sexta-feira (5), o governador da Paraíba, João Azevêdo, usou seu perfil numa…

6 de julho de 2024

Bruno inaugura obras e destaca compromisso com a população de CG: “O que dá sentido a fazer investimentos são as pessoas”

Em entrevista à imprensa campinense o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil),…

6 de julho de 2024

Primeira plenária de Luciano Cartaxo sinaliza para chapa ‘puro sangue’ com Amanda Rodrigues como pré-candidata a vice

Nessa sexta-feira (5), o deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) realizou sua primeira plenária, após ser…

6 de julho de 2024

João Pessoa vacina contra dengue, Influenza e Covid-19 até 16h neste sábado; saiba onde

Neste sábado (6), a Prefeitura de João Pessoa garantirá o cuidado preventivo com vacinação nos…

6 de julho de 2024

Levantamento aponta Campina Grande como a melhor cidade da Paraíba em qualidade de vida

O portal O Globo divulgou esta semana um estudo inédito que aponta Campina Grande como…

6 de julho de 2024

DOE: João Azevêdo nomeia Fábio Brito como Procurador-Geral da Paraíba

A publicação deste sábado (06) do Diário Oficial do Estado (DOE-PB) traz a nomeação do…

6 de julho de 2024