TCE-PB vai reunir TCs do Nordeste, cientistas, Sudene e governadores em seminário de Políticas Públicas de Combate à Desertificação

PUBLICIDADE

Cientistas, pesquisadores, governadores, presidentes de Tribunais de Contas, Superintendente da Sudena, Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável, senadores e representantes do Tribunal de Contas da União, estão entre os participantes e palestrantes do “Seminário de Políticas Públicas de Combate à Desertificação do Semiárido”, que será realizado pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) nos dias 06 (segunda-feira) e 07 (terça-feira) de novembro.

 

O evento vai acontecer no Centro Cultural Ariano Suassuna (CCAS), localizado na sede do TCE-PB, e tem como objetivo principal articular gestores, especialistas e a sociedade civil, a fim de consolidar e integrar ações relacionadas ao combate à desertificação do semiárido. Clique aqui e faça sua inscrição https://seminario.tcepb.tc.br/inscricoes/

 

O seminário surge como uma iniciativa estratégica após as conclusões de uma Auditoria Operacional Regional Coordenada em Políticas Públicas de Combate à Desertificação do Semiárido, em 2022, pelos Tribunais de Contas dos Estados do Ceará (TCE-CE), do Rio Grande do Norte (TCE-RN), da Paraíba (TCE-PB), de Pernambuco (TCE-E) e de Sergipe (TCE-SE). Sua coordenação ficou a cargo do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, com apoio do Núcleo de Supervisão de Auditoria (NSA) do Tribunal de Contas da União (TCU).

 

Convidado a abrir o seminário, o palestrante Paulo Nobre, uma das autoridades científicas do país mais respeitadas no planeta em matéria de clima. Doutor em Meteorologia e membro do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), vai falar sobre o “Impacto das mudanças climáticas no processo de desertificação do Semiárido”.

 

O presidente do TCE-PB, conselheiro Nominando Diniz, destacou que o evento também visa fortalecer a participação e o engajamento da sociedade civil na formulação e implementação de políticas públicas voltadas para o semiárido. .O seminário terá a coordenação geral do conselheiro Fernando Catão.

 

Ao longo dos dois dias de programação, o seminário contará com a participação de especialistas renomados na área, gestores públicos, representantes de organizações não governamentais e demais atores envolvidos na temática da desertificação. Serão realizadas palestras, painéis de discussão, apresentação de sumários, além de mesas-redondas para elaboração de propostas e recomendações. O evento tem o apoio do Governo do Estado da Paraíba e Sebrae/PB.

 

Para o coordenador do evento, conselheiro Fernando Catão, disse que o Seminário de Políticas Públicas de Combate à Desertificação do Semiárido representa um importante passo no enfrentamento do desafio da desertificação na região. Por meio do diálogo entre os diversos atores envolvidos, espera-se que sejam estabelecidas diretrizes e ações concretas para a promoção do desenvolvimento sustentável e a preservação dos recursos naturais do semiárido paraibano.

 

TEMAS – Dentre os principais temas que serão abordados estão, a implementação da Política/ Programa de ação de Combate à Desertificação; o Monitoramento e Avaliação da política estadual de combate à desertificação; Viabilização de ações referentes à desertificação no território municipal; Unidades de Conservação no bioma Caatinga; e Ações visando o combate à desertificação, por meio da Agricultura Familiar e de Tecnologias sociais hídricas. Também serão discutidos sobre governança para a Política de Combate à Desertificação do Semiárido; Áreas em Processo de Desertificação; Unidades de Conservação no bioma Caatinga; Alternativas para o Semiárido brasileiro; Desenvolvimento rural e combate à desertificação e o Impacto das Energias alternativas no Semiárido.

 

O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas por meio do site oficial do TCE-PB.

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Pesquisa PB Agora/Datavox aponta liderança de Tom Maroja em Juripiranga em todos os cenários

Nesta terça-feira (24), uma pesquisa realizada pelo Instituto Datavox em parceria com o portal PB…

24 de setembro de 2024

Prefeitura de João Pessoa paga salários de setembro nesta sexta-feira

A Prefeitura de João Pessoa paga os salários dos servidores públicos municipais referentes a este…

24 de setembro de 2024

VEJA: Walber Virgolino utiliza símbolos da Polícia Civil e arma de fogo em propaganda eleitoral

O candidato a prefeito de Cabedelo, Walber Virgolino (PL), delegado da Polícia Civil da Paraíba…

24 de setembro de 2024

Mesmo após nova negativa de habeas corpus, defesa de Raíssa Lacerda nega renúncia de candidatura: “Estamos atentos”

A assessoria jurídica da vereadora Raíssa Lacerda negou na manhã desta terça-feira (24) uma suposta…

24 de setembro de 2024

Acidente na BR-230 em Cajazeiras, envolvendo três veículos, deixa quatro mortos e feridos

Um grave acidente ocorreu na noite de ontem (23), quando quatro pessoas morreram e três…

24 de setembro de 2024

Jovem é socorrido após ser atingido por 11 tiros no bairro do Grotão; estado é grave

Um jovem de aproximadamente 30 anos foi socorrido em estado grave após ser atingido por…

24 de setembro de 2024