O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Arnóbio Viana, acatou pedido do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco) para o acompanhamento de iniciativas pactuadas com as Prefeituras no sentido da implantação do Sistema de Controle Interno no âmbito de cada município.
“Entendo que o Controle Interno é um anjo da guarda do gestor público”, observou ele aos integrantes do Focco, organismo também composto pelo próprio Tribunal e a quem recebeu, na manhã desta terça-feira (26), em seu gabinete.
A reunião ainda serviu ao acerto de providências a fim de que o Focco repita, em 23 de agosto deste ano, no Centro Cultural Ariano Suassuna o encontro promovido, em agosto passado, com os prefeitos dos 223 municípios do Estado para mostrar a importância das ações de controle interno dos atos e gastos públicos.
“Temos que isso ainda inexiste em 60% dos nossos municípios e existe, em alguma medida, nos 40% restantes”, contou o coordenador do Focco Leonardo Quintans, nome do Ministério Público Estadual.
Participaram, ainda, dos entendimentos com o conselheiro Arnóbio Viana os representantes do Ministério Público Federal (Sérgio Rodrigo de Castro Pinto), da Controladoria Geral da União (Walter Silva), da Controladoria Geral do Estado (Letácio Guedes) e da Controladoria Geral do Município de João Pessoa (Regina dos Santos). A reunião completou-se com as presenças do diretor geral Umberto Porto e do representante do TCE no Focco Flávio Gondim Vital.
Ao falar dos bons resultados já alcançados pelo Fórum Paraibano de Combate à Corrupção, um dos mais antigos e eficientes do País e por isso tomado como modelo, o coordenador Leonardo Quintans citou o momento em que o trabalho do grupo esteve sob a coordenação do TCE, em 2014 e 2015. Lembrou que, nessa ocasião, o Focco contou com os benefícios da transparência da gestão pública requerida dos entes sob jurisdição da Corte.
A fase atual é a da análise do Pacto já celebrado com as Prefeituras dos 10 maiores municípios do Estado para a implantação e aprimoramento, em cada um deles, do Sistema de Controle Interno. Compõem a relação as Prefeituras de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Santa Rita, Bayeux, Cabedelo, Guarabira, Sousa, Cajazeiras e Sapé.
Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…