Categorias: Paraíba

TCE volta a julgar contas de 2017 na sessão plenária desta quarta-feira

PUBLICIDADE

O Tribunal de Contas da Paraíba, a exemplo do ocorrido na semana passada, voltou a julgar contas de 2017 de um dos seus jurisdicionados, apenas um ano depois de encaminhadas à instrução e análise. Na mesma sessão, aprovou três e desaprovou duas outras prestações de contas de gestores municipais.

Foram aprovadas as do prefeito de Passagem (Magno Silva Martins, 2015) e, também, as dos ex-prefeitos de São José do Sabugi (Iracema Nelis de Araújo Dantas) e Água Branca (Tarcísio Alves Firmino) exercício de 2016, nos dois últimos casos.

Recolhimento insuficiente de obrigações previdenciárias, déficit financeiro e despesas irregulares com coleta e transporte de lixo contribuíram, depois disso, para a reprovação das contas de 2013 do prefeito de Uiraúna, João Bosco Nonato Fernandes, a quem foi imposto débito superior a R$ 109 mil, como propôs o conselheiro substituto Renato Sérgio Santiago Melo, relator do processo. Este gestor teve reprovadas, ainda, as contas de 2014, sob a mesma relatoria, neste caso, com imputação do débito de 119.346,13 por repasses sem justificativa a instituições financeiras. Cabe recurso em ambos os casos.

 INVERSÃO – O primeiro processo levado a julgamento – após inversão de pauta pelo conselheiro André Carlo Torres Pontes – foi a prestação das contas de 2017 da Câmara Municipal de Curral Velho sob relatoria do também conselheiro Arthur Cunha Lima.

A inversão destacou o fato histórico de o TCE já estar a julgar em 2018 contas de gestores municipais relacionadas ao exercício anterior, a exemplo do que ocorreu no último dia 28 com a Prefeitura de Mãe d’Água. Na sessão desta quarta-feira, o presidente da Câmara de Curral Velho, vereador Cleonaldo Leite de Góis, também teve suas contas aprovadas à unanimidade. Houve aprovação, ainda, às contas oriundas das Câmaras Municipais de Boqueirão (2016), Coremas (2015 e 2016, com ressalvas) e Sossego (2015).

Conduzida pelo presidente André Carlo Torres Pontes, a sessão plenária teve as participações dos conselheiros Arnóbio Viana, Nominando Diniz, Fernando Catão, Marcos Costa e Arthur Cunha Lima. Ainda, dos conselheiros substitutos Antonio Cláudio Silva Santos, Antonio Gomes Vieira Filho, Oscar Mamede e Renato Sérgio Santiago Melo. O Ministério Público esteve representado pelo procurador geral Luciano Andrade Farias.

PB Agora com TCE-PB 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Bruno nomeia mais auxiliares na Prefeitura de Campina; confira os nomes

O prefeito Bruno Cunha Lima assinou ontem (14), mais nomeações para sua gestão, desta vez…

15 de janeiro de 2025

Polícia investiga tiro que atingiu criança de cinco anos no tórax no bairro São José, em João Pessoa

A polícia investiga o caso de uma criança de cinco anos que foi atingida por…

15 de janeiro de 2025

Cícero visita cidade do Cariri a convite de prefeito do União Brasil e volta a ter o nome especulado para as eleições de 2026

O prefeito Cícero Lucena Filho (Progressistas), de João Pessoa, visitou ontem a noite (14), a…

15 de janeiro de 2025

Jovem natural de João Pessoa morre afogado ao tentar ajudar banhistas no litoral de São Paulo

Um jovem turista de 17 anos, sob nome Eliabe Silva Adriano, natural de João Pessoa,…

15 de janeiro de 2025

Saiu a tabela dos grupos da primeira fase da Copa do Nordeste; veja

Esperada por muitos torcedores nordestinos, foi divulgada ontem (14), a relação da primeira fase da…

15 de janeiro de 2025

Saiba como fazer a matrícula na rede municipal de João Pessoa; inscrições vão até 24/01

A partir de hoje (15), a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP)…

15 de janeiro de 2025