A tecnologia 5G começou a funcionar em João Pessoa nesta sexta-feira (29), mas nesse primeiro momento não está atingindo todos os bairros. Pelo menos nesta sexta nem todo mundo pode usufruir dessa tecnologia. Isso porque, além de precisar de um aparelho telefônico adaptado, a novidade não vai funcionar ainda em todos os bairros da cidade e varia de operadora para operadora.
A TIM ativou nesta sexta-feira (29) a primeira rede 5G Standalone do Nordeste, em João Pessoa, após liberação oficial da frequência de 3,5 GHz pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Inicialmente, o 5G só estará dispopnível em 13 bairros da capital paraibana e a expasão dependerá da demanda do mercado.
A operadora Vivo também não funcionará na cidade toda. A operadora não informou quantos bairros vão ter a tecnologia a partir desta sexta-feira em João Pessoa .
“A Vivo está pronta para ativar nas capitais caso haja viabilidade de liberação das radiofrequências”, resumiu a empresa sem detalhar os bairros.
Já o 5G da Claro cobrirá inicialmente 8 bairros, mas esse número aumentará nos próximos meses. A previsão é de que nos próximos meses a Claro já expanda sua cobertura 5G em localidades como Oitizeiro, João Paulo II, Cristo Redentor, Jardim Cidade Universitária, Ernesto Geisel, Planalto Boa Esperança, Jaguaribe, Castelo Branco e Centro. “Gradualmente essa cobertura vai crescendo na cidade e vamos ter outros bairros previstos, nos próximos meses”, disse André Peixoto, diretor regional Nordeste da Claro.
A tecnologia promete mais velocidade para baixar e enviar arquivos, redução do tempo de resposta entre diferentes dispositivos e conexões mais estáveis.
PB Agora