Territórios Ciganos na Paraíba recebem visita técnica intersetorial de Saúde

PUBLICIDADE

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), recebeu, nessa terça-feira (6), representantes do Ministério da Saúde (MS) para um diálogo sobre a saúde dos povos ciganos no estado. O encontro ainda contou com a Gerência Racial da Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana (SEMDH), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (SEDH) e Secretaria de Estado da Educação (SEE).

O objetivo da reunião é realizar uma escuta qualificada para traçar ações entre a SES e o MS para promover o processo de implementação da Política Nacional de Saúde Integral do Povo Cigano/Romani e, após a reunião intersetorial, as equipes das secretarias realizaram visita técnica na maior comunidade cigana da América Latina, localizada em Sousa.

De acordo com a gerente executiva de Atenção à Saúde da SES, Izabel Sarmento, o encontro foi para planejar a articulação e fazer um levantamento das dificuldades e potencialidades para promover o fortalecimento do cuidado a essa população, desde a atenção primária à saúde (APS) até a média e alta complexidade, no acesso à saúde dos povos ciganos.

“A reunião com o Ministério da Saúde foi extremamente importante para que a SES, juntamente com as demais Secretarias, apresentasse as ações realizadas pela Paraíba, direcionadas a essa população. A partir dessa escuta, o Ministério trouxe algumas perspectivas de fortalecimento da política, não só no âmbito da Paraíba, mas também de todo o País, inclusive buscando perspectivas de financiamento para melhorias de ações e de políticas voltadas para essa população”, explicou.

Na visita técnica nos territórios ciganos na Paraíba, a Coordenação do Acesso e Equidade e a Coordenação de Apoio Estratégico do MS buscam entender o cenário de saúde dessas comunidades ciganas para obterem informações com o objetivo de implementar uma política de saúde específica para os povos ciganos, levando em consideração questões como o racismo e o impacto do anti-ciganismo nos corpos das pessoas.

O Ministério da Saúde pretende obter um olhar mais qualificado às futuras ações voltadas aos povos ciganos, a partir de todas as ações que a SES está realizando. Dessa forma, a Paraíba se torna referência para os demais estados que queiram se espelhar nas ações desenvolvidas nos territórios paraibanos para estruturar e direcionar ações à população cigana de todo o Brasil. A agenda do MS na Paraíba inclui diversas reuniões em diferentes territórios.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024

Polícia Militar já apreendeu mais de 150 armas de fogo em Cabedelo em 2024

A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…

23 de novembro de 2024

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…

23 de novembro de 2024