Territórios Ciganos na Paraíba recebem visita técnica intersetorial de Saúde

PUBLICIDADE

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), recebeu, nessa terça-feira (6), representantes do Ministério da Saúde (MS) para um diálogo sobre a saúde dos povos ciganos no estado. O encontro ainda contou com a Gerência Racial da Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana (SEMDH), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (SEDH) e Secretaria de Estado da Educação (SEE).

O objetivo da reunião é realizar uma escuta qualificada para traçar ações entre a SES e o MS para promover o processo de implementação da Política Nacional de Saúde Integral do Povo Cigano/Romani e, após a reunião intersetorial, as equipes das secretarias realizaram visita técnica na maior comunidade cigana da América Latina, localizada em Sousa.

De acordo com a gerente executiva de Atenção à Saúde da SES, Izabel Sarmento, o encontro foi para planejar a articulação e fazer um levantamento das dificuldades e potencialidades para promover o fortalecimento do cuidado a essa população, desde a atenção primária à saúde (APS) até a média e alta complexidade, no acesso à saúde dos povos ciganos.

“A reunião com o Ministério da Saúde foi extremamente importante para que a SES, juntamente com as demais Secretarias, apresentasse as ações realizadas pela Paraíba, direcionadas a essa população. A partir dessa escuta, o Ministério trouxe algumas perspectivas de fortalecimento da política, não só no âmbito da Paraíba, mas também de todo o País, inclusive buscando perspectivas de financiamento para melhorias de ações e de políticas voltadas para essa população”, explicou.

Na visita técnica nos territórios ciganos na Paraíba, a Coordenação do Acesso e Equidade e a Coordenação de Apoio Estratégico do MS buscam entender o cenário de saúde dessas comunidades ciganas para obterem informações com o objetivo de implementar uma política de saúde específica para os povos ciganos, levando em consideração questões como o racismo e o impacto do anti-ciganismo nos corpos das pessoas.

O Ministério da Saúde pretende obter um olhar mais qualificado às futuras ações voltadas aos povos ciganos, a partir de todas as ações que a SES está realizando. Dessa forma, a Paraíba se torna referência para os demais estados que queiram se espelhar nas ações desenvolvidas nos territórios paraibanos para estruturar e direcionar ações à população cigana de todo o Brasil. A agenda do MS na Paraíba inclui diversas reuniões em diferentes territórios.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Já está valendo: Candidatos não podem ser presos, a não ser em flagrante

Desde ontem, sábado (21), os candidatos que disputam as eleições municipais deste ano não podem…

22 de setembro de 2024

Foragido da justiça por tráfico de drogas é capturado em bar na Paraíba

Policiais do 9º Batalhão localizaram, na noite deste sábado (21), em um bar na cidade…

22 de setembro de 2024

Decretos de Lula beneficiam três comunidades quilombolas na Paraíba com titulação de terras

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, neste fim de semana, decretos de interesse…

22 de setembro de 2024

Estado da Paraíba tem duas cidades entre as 92 do país com receita acima de R$ 1 bilhão, revela levantamento do IBGE

O mais recente levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que Maricá,…

22 de setembro de 2024

Justiça concede direito de resposta a Cícero Lucena contra Ruy Carneiro por propaganda ofensiva na TV

O juiz da 1ª Zona Eleitoral de João Pessoa, Adilson Fabrício Filho, acatou representação do…

22 de setembro de 2024

Aposta de JP acerta quina na Mega-Sena e leva quase R$ 50 mil; 23 apostas da PB acertaram a quadra

Uma aposta realizada em João Pessoa, capital da Paraíba, acertou cinco das seis dezenas sorteadas…

22 de setembro de 2024