Tito Silva terá consulta pública para discutir Plano de Reassentamento e Relocalização das famílias em áreas de risco

PUBLICIDADE

A comunidade de Tito Silva será a próxima a passar por consulta pública para conhecer e discutir o Plano de Reassentamento e Relocalização (PERR), uma das iniciativas do Programa João Pessoa Sustentável que delineia o processo de realocação e atividades econômicas sujeitas a intervenções e estabelece diretrizes, critérios de elegibilidade e medidas de compensação para os moradores afetados. O objetivo é garantir a segurança e o bem-estar das famílias impactadas, bem como regularizar os imóveis que permanecerão na área após as melhorias urbanas.

O encontro será nesta quarta-feira (18), na Escola Municipal Governador Leonel Brizola, em Tambauzinho, às 18h. Os portões serão abertos às 17h30. Aos moradores da Tito Silva será oferecido transporte até o local da consulta e lanche. Participarão da apresentação coordenadores da Unidade Executora do Programa João Pessoa Sustentável, as equipes dos Escritórios Locais (ELOS), responsáveis pelo Plano de Desenvolvimento Comunitário e Territorial das comunidades do Complexo Beira Rio.

Levantamento dos ELOS mostram que a Tito Silva possui 294 imóveis, dos quais 143 estão situados em áreas de risco e nos quais vivem 161 famílias. Os critérios para a remoção dos moradores incluem imóveis próximos ou localizados sobre redes de infraestrutura, risco de inundação, propriedades interditadas pela Defesa Civil devido a riscos e precariedades, bem como áreas de circulação, como vias urbanas.

A consulta pública é um passo crucial para assegurar que as vozes dos moradores sejam ouvidas e consideradas nas decisões que afetam diretamente suas vidas e seu bem-estar. Os interessados em participar da consulta pública podem enviar suas sugestões por meio de um formulário disponível no link de Consultas Públicas da página do Programa, neste link: Consultas Públicas (joaopessoa.pb.gov.br). O Plano Executivo de Reassentamento e Relocalização também está acessível para análise no mesmo endereço.

O Programa – O João Pessoa Sustentável prevê o reassentamento das famílias em áreas de risco das oito comunidades do Complexo Beira Rio. Esta é uma das 92 ações do Programa, orçado em US$ 159,4 milhões e parcialmente financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Comunidades – São Rafael, Santa Clara, Tito Silva, Miramar, Vila Tambauzinho, Brasília de Palha, Cafofo Liberdade e Padre Hildon Bandeira.

Consultas realizadas: já tiveram acesso aos PERR’s as comunidades Santa Clara, Cafofo Liberdade, Brasília de Palha, Vila Tambauzinho e Miramar.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Procon-JP realiza pesquisa de preços de produtos mais procurados durante a Black Friday

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa realizou pesquisa de…

15 de novembro de 2024

Prefeitura de João Pessoa divulga regras para utilização comercial de letreiro no Busto de Tamandaré

Após denúncias de que a ação de fotógrafos estava impedindo turistas e a população da…

15 de novembro de 2024

Felipe Leitão revela que ‘Adriano’s’ comandarão Poder Legislativo de Bayeux pelos próximos quatros anos

O deputado estadual Felipe Leitão revelou que as eleições da Mesa Diretora da Câmara Municipal…

15 de novembro de 2024

Eduardo Carneiro propõe política de apoio a gestantes e puérperas com câncer

O deputado estadual, Eduardo Carneiro (Solidariedade), apresentou, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Projeto de…

15 de novembro de 2024

Paraíba vai intensificar fiscalização contra transporte turístico ilegal no litoral

O Governo da Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e da Secretaria…

15 de novembro de 2024

Atualização Cadastral do Cartão Alimentação segue em mais seis municípios; saiba quais

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), continua…

15 de novembro de 2024