Categorias: Paraíba

TJ abre Curso de Direitos Fundamentais

PUBLICIDADE

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior, abriu o I Curso de Especialização em Direitos Fundamentais. No seu discurso, ele ressaltou que “a Esma (Escola Superior da Magistratura) está fazendo o seu principal papel, o de qualificar e aperfeiçoar juízes e servidores do Poder Judiciário estadual”. O Curso teve início na manhã desta sexta-feira (19), com a aula sobre Hermenêutica Constitucional, ministrada pelo professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutor pela Universidade de São Paulo, José Maurício Adeodato.

Promovido pelo TJPB e fruto de uma parceria entre a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e a Esma, o I Curso de Especialização em Direitos Fundamentais tem como principal objetivo a reflexão sobre o papel constitucional do juiz, bem como aprofundar conhecimentos sobre alguns instrumentos jurídicos de significativa importância para efetividade da Justiça. Com 50 pessoas inscritas, o aperfeiçoamento tem como participantes juízes federais e estaduais, defensores públicos, professores da UEPB, promotores e servidores do TJPB.

Segundo o professor José Maurício Adeodato, Hermenêutica Constitucional significa a teoria da interpretação do Direito. “É a maneira de reduzir o texto genérico da lei da especificidade do caso concreto. Na minha aula, eu procuro mostrar as novas correntes que o juiz sempre cria Direito. Porque, na tradição da hermenêutica jurídica existe uma ideia de que o magistrado apenas declara o que o legislador criou. Com a evolução da hermenêutica, fica claro que o trabalho do juiz é sempre criativo”. Adeodato também é titular da Faculdade de Direito do Recife, pesquisador 1-A do CNPq; e Pós-Doutorado pelas Universidades de Mainz e Heidelberg, além de advogado e Consultor Jurídico.

A continuação desta primeira etapa do Curso está marcada para acontecer nos dias 19 e 20 de março, totalizando uma carga horária de 30 horas. As dez disciplinas, que irão compor o I Curso de Especialização em Direitos Fundamentais, somam 375 horas-aulas. Estas, também serão consideradas pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), como critério para promoção de juízes.

Representando o diretor da Esma, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, o vice-diretor da Escola, o juiz Euler Paulo de Moura Jansen, disse que a importância do Curso é absoluta. “Antes de tudo, é importante frisar o interesse dos magistrados em se especializar e adquirir, até mesmo, um grau acadêmico. Em segundo lugar, é o significado da temática do Curso, totalmente voltada para os Direitos Fundamentais do homem, protegidos pela Constituição”.

Já coordenador de Pós-graduação da Esma, o juiz Gustavo Procópio, afirmou que “o curso vai proporcionar aos magistrados e demais participantes um conhecimento mais moderno e apurado dos Direitos Fundamentais na linha do pós-positivismo em que se insere a Carta Magna de 1988”.

Participantes – Titular da 3ª Vara da Fazenda Pública da Capital, o juiz Carlos Antônio Sarmento é um dos participantes do I Curso de Especialização em Direitos Fundamentais. Para ele, “os ensinamentos que serão passados durante todo este dia vão contribuir, bastante, para elaboração das nossas sentenças, procurando mais qualidade e buscando, acima de tudo, fazer Justiça”.

Já servidora do Tribunal de Justiça e ex-aluna da Escola Superior da Magistratura, Helena Neiva, o Curso será de grande valia para sua carreira profissional. “Meu interesse é fazer concursos e especialização conta pontos nos principais certames. Eu achei muito importante a iniciativa da Presidência do Tribunal e da Diretoria da Esma, em valorizar o servidor”.
 

 

Ascom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

No Azerbaijão, Veneziano aponta Brasil como vanguardista na aprovação de medidas de combate às mudanças climáticas durante COP29

O vice-presidente do Senado Federal, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), está em Baku, no…

15 de novembro de 2024

Deputado Felipe Leitão revela que ‘Adriano’s’ comandarão Poder Legislativo de Bayeux pelos próximos quatros anos

O deputado estadual Felipe Leitão revelou que as eleições da Mesa Diretora da Câmara Municipal…

15 de novembro de 2024

Adriano Galdino defende união da base em favor de nome com maior apoio popular na disputa pelo Executivo em 2026

Na corrida para ter seu nome na disputa pelo Governo do Estado em 2026, o…

15 de novembro de 2024

STF confirma decisão que proibiu uso de benefícios sociais para bets

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (14) validar a decisão individual do ministro…

15 de novembro de 2024

Paraíba vai intensificar fiscalização contra transporte turístico ilegal no litoral

O Governo da Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e da Secretaria…

15 de novembro de 2024

Professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega assumem Reitoria da UFPB

Um reitorado inclusivo, que promova diálogo e transparência. Uma gestão com foco nas demandas da…

15 de novembro de 2024