TJ derruba lei de Bayeux que restringe quantidade de entidades sem fins lucrativos em bairros da cidade

PUBLICIDADE

Em julgamento realizado por meio de Sessão Virtual, o Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba declarou a inconstitucionalidade dos artigos 1º e 3º, caput e § 2º, da Lei nº 987/2005, do Município de Bayeux. Tal legislação estabelece que só poderá haver uma entidade sem fins lucrativos para uma só finalidade e único objetivo em cada bairro ou comunidade, no âmbito territorial do Município de Bayeux.

Na Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 0810174-80.2019.8.15.0000, o Ministério Público estadual alega que por limitarem a criação e atuação de associações no âmbito municipal, estabelecendo que só poderá haver uma entidade sem fins lucrativos, os dispositivos legais estão a afrontar o direito fundamental à liberdade de associação, previsto no artigo 5º, XVII e XVIII, da Constituição Federal, sendo, pois, incompatíveis com o ordenamento pátrio.

Aduziu, ainda, o MPPB que a aludida norma da Constituição Federal é de reprodução obrigatória pelos Estados e Municípios, razão pela qual é possível ao Tribunal de Justiça exercer o controle abstrato de constitucionalidade da Lei Municipal frente às disposições da Carta Magna, em consonância com o que restou proclamado pelo STF no julgamento do RE 650.898/RS, submetido à sistemática da repercussão geral (Tema 484).

Os dispositivos legais impugnados são os seguintes:

Art. 1º – Para fins de disciplinar a quantidade de associações de moradores, clubes de mães, associações de classe e outras similares, fica estabelecido que só poderá haver uma entidade sem fins lucrativos para uma só finalidade e único objetivo em cada bairro ou comunidade, no âmbito territorial do Município de Bayeux.

Art. 3º – Por ocasião da instituição de uma nova entidade sem fins lucrativos, deverá ser observada através dos setores competentes do Poder Legislativo ou do Executivo Municipal e cartórios notarial e registral, se já existe alguma do mesmo gênero e com a mesma finalidade, sob pena de sofrer nulidade.

§ 2º A existência de mais de uma associação de moradores ou organização de caráter social é considerada conflito de interesse comunitário e duplicidade de finalidades que apresentam as mesmas características ou particulares, e assim fica configurada como atributo meramente político, que se contrapõe ao fim a que se destina perante a sociedade ou comunidade do bairro.

Para a relatora do processo, Desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, os dispositivos questionados impõem injustificada limitação à criação das associações no âmbito municipal, importando em indevida interferência estatal, a exigir autorização para o funcionamento das respectivas entidades, o que acarreta frontal violação às garantias constitucionais previstas nos incisos XVII e XVIII, do artigo 5º, da Constituição Federal.

“Verificando-se que os artigos 1º e 3º, caput e § 2º, da Lei Municipal nº 987/2005, do Município de Bayeux, ao criarem limitações indevidas ao direito de associação, violaram frontalmente as garantias dos incisos XVII e XVIII, artigo 5º, da Constituição Federal, mostrando-se, pois, incompatíveis com normas da Carta Magna de 1988, de reprodução obrigatória pelos Estados, deve ser declarada a inconstitucionalidade dos respectivos dispositivos da legislação municipal objeto da ação, à luz do estabelecido nos artigos 3º e 10, da Constituição do Estado da Paraíba”, destaca o acórdão.

 

Da Redação com TJPB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Parlamentar defende rodízio na liderança da base do governador João Azevêdo na ALPB; deputado Chico Mendes é o atual líder

A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…

24 de novembro de 2024

Semana começa com mais de 800 oportunidades de emprego em municípios paraibanos; confira!

A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…

24 de novembro de 2024

Fique atento! Primeira parcela do seu 13º salário deve ser paga até sexta-feira

Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…

24 de novembro de 2024

Padrasto é suspeito de esfaquear enteada de 18 anos dentro de casa, em João Pessoa

Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…

24 de novembro de 2024

Programa ‘Eu Posso’, da PMJP, abre novas inscrições com créditos de até R$ 15 mil; saiba como aderir

Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…

24 de novembro de 2024

João Pessoa terá programação de Natal pela primeira vez no Parque das Três Ruas

A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…

24 de novembro de 2024