Categorias: Paraíba

TJ estuda reduzir expediente para economizar energia elétrica

PUBLICIDADE

 A Comissão Permanente de Planejamento Ambiental e Sustentabilidade do Tribunal de Justiça da Paraíba(TJPB) estuda novos meios de praticar economia no sistema de energia elétricas dos prédios das unidades judiciárias, visando redução de gastos. A Comissão é coordenada pelo juiz Josivaldo Félix e funciona no prédio do TJPB, localizado na praça João Pessoa, centro da Capital.

Após visitas à outros estados, como Paraná, Rio de Janeiro e Distrito Federal, para conhecer os projetos de sustentabilidade que são aplicados, o magistrado Josivaldo informa que “o plano para 2014 é implantar um sistema que funcione através da flexibilização dos horários de funcionamento dos prédios do poder Judiciário”.

Encontra-se em fase de análise os dados técnico-científicos necessários para a execução do projeto de flexibilização dos horários. Desde já, o coordenador da Comissão adianta que, do ponto de vista financeiro, haverá economia. “Se começarmos e terminarmos uma hora mais cedo as atividades nas unidades judiciárias, podemos chegar a uma economia de R$160.000.00 mensais no estado da paraíba”, ressaltou.

Também para 2014, está sendo firmado uma parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), onde o TJPB deve disponibilizar o local do antigo Fórum da cidade de Malta. A intenção é que os estudantes possam fazer do lugar uma sede e por em prática aprendizados adquiridos em curso relacionados à área sustentável. Será tarefa dos estudantes, também, ministrar treinamentos para as pessoas que trabalharão no programa de sustentabilidade do Tribunal.

Durante o ano de 2013 foi iniciada a campanha ‘Sustentabilidade – a Justiça abraça essa ideia’, onde, simbolicamente, foram plantadas árvores para demonstrar que a comarca faz parte do projeto e tornar atraente a participação no mesmo. A aceitação da campanha Sustentabilidade tem sido crescente, no interior do estado. Já abraçaram a causa as cidades de Sousa, Rio Tinto, Campina Grande, Bayeux e Itabaiana, entre outras.

Devido a participação no programa de Sustentabilidade, as unidades judiciárias de João Pessoa contam com a coleta seletiva de resíduos sólidos. O pensamento é levar essa ideia para as demais cidades e, para isso, a comissão está buscando convênios com cooperativas de catadores de lixo no interior, informa a diretoria.

 

Ascom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Citado por João como possível sucessor no Governo, Lucas Ribeiro agradece à confiança do governador: “Muito gratificante”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), comentou com entusiasmo a confiança demonstrada pelo governador…

15 de janeiro de 2025

Wilson Filho rechaça críticas de Pedro ao governo João e dispara: “A família dele teve oportunidade de fazer e não fez 10%”

O secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, respondeu às críticas feitas pelo ex-deputado federal…

15 de janeiro de 2025

Monte Horebe na Paraíba é cidade do Brasil com mais emendas por habitante

Emendas suspensas. A cidade de Monte Horebe, localizada no Sertão da Paraíba, destaca-se como o…

15 de janeiro de 2025

Mais 42 postos de combustíveis não notificados em JP por aumento no preço da gasolina

A fiscalização da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa notificou,…

15 de janeiro de 2025

Luciano Cartaxo se afasta da disputa pela presidência do PT da Paraíba e cobra fim da “guerra interna” dentro do partido

O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) se pronunciou, nesta quarta-feira (15), sobre a disputa interna…

15 de janeiro de 2025

Governo Federal garante que não cobra ‘taxa ambiental’ de carros com mais de 20 anos

É falso que o Ministério da Fazenda esteja criando uma “taxa ambiental” para carros com…

15 de janeiro de 2025