TJ-PB aprova calendário para escolha de novos desembargadores e forma listas tríplices do MP e OAB

PUBLICIDADE

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB) aprovou nesta quarta-feira (25), em sessão administrativa, o calendário para a eleição dos novos desembargadores que irão compor a Corte. O cronograma inclui a seleção de nomes por critérios de antiguidade e merecimento, além da formação de listas tríplices para o preenchimento de vagas destinadas ao Ministério Público (MP) e à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

No dia 9 de outubro, logo após a eleição da nova Mesa Diretora para o biênio 2025/2026, o Pleno definirá o novo desembargador pelo critério de antiguidade, conforme o edital 1. Na sequência, será escolhida a lista tríplice (edital 2) a ser encaminhada ao governador João Azevêdo, que indicará o representante do MP para ocupar a vaga do quinto constitucional, a partir da lista sêxtupla enviada pelo órgão.

Já no dia 23 de outubro, o Tribunal preencherá mais duas vagas de desembargador: uma por merecimento, restrita a mulheres (edital 3), e outra por antiguidade (edital 4).

O cronograma segue até o dia 5 de novembro, quando três novas vagas serão definidas. Uma delas será por merecimento com concorrência mista (edital 5), outra por antiguidade (edital 6), e a última será para o quinto constitucional, desta vez com base na lista sêxtupla enviada pela OAB-PB.

Formação de listas tríplices para o TRE

Além das decisões para o TJ-PB, o Pleno também aprovou a formação de duas listas tríplices para preencher vagas de juízes suplentes da classe dos advogados no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). As listas foram definidas da seguinte forma:

Lista 1:

  • Venâncio Viana de Medeiros Neto – 15 votos
  • George Salomão Leite – 14 votos
  • Eliana Christina Caldas Alves – 13 votos

Lista 2:

  • Osmando Formiga Ney – 14 votos
  • Gilliane Emília de Macedo Almeida – 14 votos
  • Luiza Suelen Silva Cavalcanti – 13 votos

Durante a sessão, também foram homologados os processos de vitaliciamento dos magistrados Mário Guilherme Leite de Moura, Roberto César Lemos de Sá Cruz e Osmar Caetano Xavier.

Com essas deliberações, o TJ-PB avança na renovação de sua composição e no fortalecimento da justiça eleitoral do estado.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

MPs e forças de segurança se reúnem para combater assédio eleitoral e garantir “voto livre” nas eleições municipais na PB

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT) e o Ministério Público Federal (MPF) se…

26 de setembro de 2024

Queiroga lamenta apoio de candidatas a vereadora do PL à reeleição de Cícero em JP e classifica decisão como “equivocada”

O candidato à Prefeitura de João Pessoa, Marcelo Queiroga (PL), classificou como "equivocado" o anúncio…

26 de setembro de 2024

Defesa da vereadora Raissa Lacerda critica condições precárias em presídio: “A cela não tem nada de especial. Ela está em um ambiente degradante”

Aécio Farias, advogado da vereadora Raissa Lacerda, criticou nesta quinta-feira (26) as condições da detenção…

26 de setembro de 2024

Um Ocidente, duas culturas

No excelente livro “Uma Nação, Duas Culturas”, a historiadora Gertrude Himmelfarb rastreia a história da…

26 de setembro de 2024

Raíssa Lacerda desiste de reeleição após ser presa suspeita de aliciamento violento de eleitores

A vereadora Raíssa Lacerda (PSB), presa no âmbito da Operação Território Livre, anunciou sua desistência…

26 de setembro de 2024

Homem é preso por manter menor em cárcere privado por uma semana, na Paraíba

A Polícia Civil prendeu um homem de 30 anos suspeito de manter uma jovem de…

26 de setembro de 2024