TJPB anula lei que permitida entrada de personal trainers para acompanhar alunos em academias

PUBLICIDADE

Na manhã desta quarta-feira (12), o Tribunal de Justiça da Paraíba anulou a lei estadual que permitia a entrada de profissionais de educação física (personal trainers) em academias para acompanhar alunos.

Em 2022, o Pleno já havia anulado os efeitos de uma lei similar em João Pessoa, mas a legislação estadual ainda permanecia em vigor. Agora, o Tribunal suspendeu os efeitos de ambas as leis, declarando-as inconstitucionais.

A decisão teve como exceção os desembargadores Joás de Brito Pereira, José Ricardo Porto e João Benedito (presidente da Corte), que votaram pela constitucionalidade da lei.

O que a lei estadual previa:

Art. 1º Os usuários de academias de ginástica, devidamente matriculados, podem ingressar nesses estabelecimentos acompanhados por profissionais particulares de educação física, registrados no Conselho Regional de Educação Física, portando a cédula de identidade profissional.

§ 1º Os profissionais de educação física, de que trata esta Lei, terão livre acesso às academias para orientar e coordenar as atividades de seus clientes.

§ 2º As academias de ginástica não poderão cobrar custos extras dos alunos nem dos profissionais de educação física para o desenvolvimento das atividades previstas no parágrafo anterior.

Art. 2º As academias de ginástica deverão afixar em local visível, um informativo assegurando ao usuário o direito de ser acompanhado por um profissional de educação física particular, de sua escolha, sem custos extras.

Parágrafo único. Os estabelecimentos que vedarem o ingresso de professores particulares de educação física (personal trainers), sejam ou não integrantes do quadro de empregados da instituição, deverão fazer tal proibição constar claramente do contrato de prestação de serviços firmado entre empresa e aluno.

Art. 3º A academia não poderá ser responsabilizada pelos atos dos profissionais de educação física particulares, sendo responsabilidade subjetiva qualquer ato cometido por estes na prestação de seus serviços.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sargento Neto deixa secretaria na PMCG e volta a integrar bancada de oposição na ALPB

O deputado estadual (licenciado) Sargento Neto (PL) deixou o cargo de secretário de Serviços Urbanos…

24 de novembro de 2024

Conselheira tutelar vítima de tentativa de feminicídio em Bayeux segue em estado grave no Hospital de Trauma de João Pessoa

Vítima de tentativa de feminicídio, a conselheira tutelar conhecida como Professora Rejane segue internada no…

24 de novembro de 2024

Delegado da Polícia Federal Derly Brasileiro toma posse na Academia Paraibana de Direito

O Delegado de Polícia Federal (PF) Derly Pereira Brasileiro, em conjunto com demais membros, tomará…

24 de novembro de 2024

Defesa de Braga Netto ressalta lealdade do general a Bolsonaro

A defesa de Walter Souza Braga Netto, general da reserva do Exército, ex-ministro da Defesa…

24 de novembro de 2024

Efraim Filho cobra mobilização da bancada paraibana contra a suspensão do abastecimento de água

Para o senador, decisão do STF sobre orçamento só prejudica. "Água é vida! É inadmissível…

24 de novembro de 2024

“Momento é de gratidão”, diz Cícero Lucena durante peregrinação da Romaria da Penha neste sábado

A Romaria da Penha confirmou, mais uma vez, uma tradição que atravessa gerações, reunindo milhares…

24 de novembro de 2024