Categorias: Paraíba

TJPB nega pedido do Sindifisco sobre Bolsa Desempenho para inativos

PUBLICIDADE

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba denegou, por unanimidade, o Mandado de Segurança Coletivo nº 2004215-06.2014.815.0000, impetrado pelo Sindicato dos Integrantes do Grupo Ocupacional dos Servidores Fiscais Tributários do Estado da Paraíba (Sindifisco), objetivando à concessão da Bolsa de Desempenho Fiscal para os servidores aposentados, inativos e pensionistas que integram a categoria.

 

O procurador-geral do Estado, Gilberto Carneiro, destacou a importância da decisão para o Estado, que seria penalizado com o impacto financeiro de uma vantagem indevida, e por não infringir o direito garantido aos auditores que estão em atividade e que cumprem os critérios estabelecidos por meio do decreto, publicado no Diário Oficial do Estado do dia 25 de janeiro de 2013 e assinado pelo governador Ricardo Coutinho.

 

O juiz convocado João Batista Barbosa, que atuou como relator do processo, acatou os argumentos apresentados pela Procuradoria Geral do Estado da Paraíba (PGE-PB), por meio do procurador Wladimir Romaniuc Neto, que fez a sustentação oral durante o julgamento, que comprovou que a Bolsa de Desempenho Fiscal é devida apenas aos servidores em atividade, que preenchem critérios objetivos, específicos, aferição de desempenho individual e que alcancem a meta de arrecadação institucional do ICMS, conforme está previsto no Decreto nº 33.674/2013, que regulamenta o benefício.

 

O relator destacou em seu voto, que foi acompanhado pelos demais integrantes do Pleno, que a vantagem remuneratória pleiteada pela entidade demandante é destituída de linearidade e generalidade, qualificando-se como verba de natureza “propeter laborem” – ou seja, própria do trabalho -, pela qual não poderia ser indeferida indistintamente a todos servidores integrante do grupo ocupacional dos servidores fiscais tributários estaduais. Assim, o magistrado concluiu pela inexistência de direito liquido e certo para a extensão do benefício aos servidores inativos e pensionistas.

 

“Os critérios da Bolsa de Desempenho Fiscal estão muito claros no texto do próprio decreto, que afirma que o objetivo de conceder o benefício é incentivar, valorizar e reconhecer o desempenho efetivo dos servidores fiscais tributários que trabalham diretamente na Receita Estadual como forma de otimizar os serviços oferecidos à sociedade, em especial aos contribuintes. E o esforço do desempenho de cada auditor fiscal em atividade visa promover também o crescimento da receita do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), principal base da receita do Estado para desenvolver as políticas públicas”, explicou o procurador-geral Gilberto Carneiro.



Redação com Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

CGU aponta mais de R$ 10 milhões em pagamentos indevidos a servidores de universidades da PB durante a pandemia

A Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou os resultados de uma auditoria que identificou indícios de…

15 de janeiro de 2025

Deputado federal paraibano faz apelo por doação de sangue para sua mãe

Por meio das suas redes sociais, o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos), fez ontem (14),…

15 de janeiro de 2025

Castro Pinto se destaca como o quarto aeroporto com maior movimentação de passageiros da Aena no Brasil em 2024

O Aeroporto Presidente Castro Pinto, na Grande João Pessoa, encerrou 2024 com um crescimento expressivo…

15 de janeiro de 2025

Nordeste segue com alerta de chuvas intensas nesta quarta-feira

Chuvas, ventos e destruição. Estados do Nordeste seguem em alerta por causa do risco de…

15 de janeiro de 2025

Flamengo faz treino  no CT do Serra Branca para enfrentar o Madureira pelo  Carioca em Campina Grande

O time  “2” do Flamengo está em Campina Grande para disputar a segunda partida do Campeonato…

15 de janeiro de 2025

Com nome cotado para a disputa pelo governo, Cícero fala sobre visita ao Cariri, mas reafirma foco em JP: “Gesto de gratidão”

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), esteve nessa terça-feira (14) no município de…

15 de janeiro de 2025