João Alves da Silva é o novo corregedor-geral de Justiça
O desembargador João Alves da Silva, do Tribunal de Justiça da Paraíba, tomou posse na manhã desta segunda-feira (18) como novo Corregedor-Geral de Justiça, cargo que integra a estrutura do Poder Judiciário estadual. O magistrado foi escolhido por unanimidade, durante sessão extraordinária administrativa do TJPB e substitui o desembargador Nilo Luís Ramalho Vieira, que atingiu a idade constitucional da aposentadoria compulsória.
Ao tomar posse, o desembargador João Alves declarou que buscará cada vez mais a celeridade processual e clamou aos juízes que criem canais com a sociedade, já que os magistrados são os guardiões constitucionais. “Depois da celeridade, o nosso foco será a fixação do juiz na comarca e, com isso, a criação de vínculos com a comunidade judiciária. Isso requer a presença física do magistrado dia a dia”, assegurou.
Ao mesmo tempo, o corregedor agradeceu aos demais membros da Corte a indicação e confiança do seu nome para nova função, que será de disciplinar, fiscalizar e orientar os magistrados e servidores, bem como o funcionamento das atividades das unidades judiciárias.
Para o presidente da Corte, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, o novo corregedor tem o perfil ideal para conduzir a Corregedoria Geral da Justiça. “O Tribunal de Justiça está de parabéns por ter a frente um juiz que tem o perfil de corregedor, que irá orientar e comandar o órgão”, ressaltou.
Segundo o presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), juiz Antônio Silveira Neto, o novo corregedor tem uma história de mais de 30 anos dedicados à magistratura e ao Poder Judiciário paraibano. “O desembargador João Alves tem uma história de muita seriedade e compromisso e temos a certeza que fará uma boa atuação e fiscalização dos trabalhos judiciários à frente da Corregedoria-Geral de Justiça”, afirmou.
Como o cargo é exercido na sede do órgão, o desembargador João Alves ficará afastado da sessões da Quarta Câmara Cível do Tribunal, mas continuará apreciando os processos aos quais está vinculado, bem como participará dos julgamentos do Tribunal Pleno.
Em razão do cargo de corregedor-geral, João Alves também irá presidir as atividades do Fundo de Apoio do Registro das Pessoas Naturais do Estado da Paraíba (FARPEN-PB). O magistrado ficará a frente das novas funções até o dia 31 de janeiro de 2013, quando conclui o biênio 2012/2013 da atual Mesa Diretora do Tribunal de Justiça do Estado, tendo o desembargador Abraham Lincoln, como presidente da Corte, e a desembargadora Maria da Neves do Egito de Araújo Duda Ferreira, como vice-presidente da Instituição.
TJ-PB
O Botafogo venceu mais uma no Campeonato Paraibano. Após derrotar o Nacional e o Esporte…
Um confronto marcado por disputas, muitos gols, duelos emocionantes, quebra de tabus, vitórias, derrotas, provocações,…
São diversas vagas oferecidas nesta semana para contratação imediata de pessoas com níveis de escolaridade…
Chega ao fim neste domingo (19) o período de inscrições para o concurso da Prefeitura…
Uma das novidades da reforma tributária, a devolução de impostos para famílias de baixa renda,…
A Polícia Militar realizou a prisão do proprietário de usa sucata localizada no bairro do…