Quanto vale um sorriso de criança? Não tem preço. E muito menos se poderia calcular, se este gesto de emoção vier de um pequenino que teve retirada da sua vida a alegria de viver, esperança de um futuro melhor, a família o abandonou, explorou e neste convívio nunca teve carinho, atenção e amor. Esse sorriso se nós fossemos determinar um preço, teria um valor inda mais alto.
Foi o valor imagético deste sorriso que colheu a Torcida Mancha Paraíba quando plantou sua Campanha da Solidariedade em 2010. Nesta edição foram arrecadados cerca de 50 brinquedos que foram doados para as crianças do orfanato Lar Jesus de Nazaré, que cuida de crianças de 2 a 13 anos, enviadas pelo juizado de menores, que as retiraram de situações de risco como exploração e abandono.
A festa organizada pela torcida palmeirense ocorreu no último dia 13 de outubro em comemoração ao dia das crianças. Muita alegria, lanche, atendimento médico e distribuição de brinquedos encheram a casa de sorrisos e de brilho, os olhos dos pequeninos que puderam brincar e se divertir com os visitantes, 15 torcedores do Palmeiras.
Durante um mês, os Palmeirenses que se reúnem no Bar da Praça, no Bairro dos Estados, organizaram a campanha e arrecadaram diversos brinquedos para levarem no dia 13, ao orfanato. Outra ação solidária já realizada foi de doação de sangue, no último dia 26 de agosto, dia do aniversário do Palmeiras, denominada “Sangue Verde”, quando cerca de 10 torcedores doaram sangue no Hemocentro da Capital, a fim de aumentar o número de bolsas do órgão e estimular a doação e solidariedade.
A campanha solidária de doação de brinquedos surgiu para comemoração do dia das crianças junto àquelas que menos têm acesso a alegria, já que a escolha da instituição se deu pela carência e situação das crianças encontradas ali. O Lar Jesus de Nazaré foi fundado em 1938 e abriga crianças que foram deixadas pelo juizado de menores por terem sofrido abandono, exploração (sexual e de trabalho infantil), descaso, etc. e por isso não puderam ser fotografadas. Atualmente a casa abriga cerca de 20 crianças que encontram no local, profissionais dedicados, atenciosos, carinhosos e solidários que cuidam, mesmo com poucos recursos, do presente destas crianças, para que seu futuro seja diferente do passado marcado pelo sofrimento.
Os meninos e meninas em idade escolar estudam em instituições públicas de ensino, recebem alimentação, educação, atenção, carinho e acolhimento permanente. No entanto, a instituição sobrevive com poucos recursos e de doações de alimentos, brinquedos e artigos de higiene. Sempre que possível, recebem visitas para recreação das crianças e doações que são muito bem vindas.
A Torcida Mancha Verde Paraíba surgiu há cerca de cinco meses, mas a Mancha Alvi-Verde, sediada em São Paulo existe desde 1983 e apesar de ser taxada como violenta por outras torcidas, vem desempenhando em São Paulo várias ações sociais, organizam a escola de samba de nome Mancha Verde e tem lutado por causas para beneficio de toda sociedade paulista menos favorecida.
Por Vanessa de Melo
Assessoria
O governador João Azevêdo (PSB) vai ou não candidatar-se ao Senado? Essa talvez seja a…
O deputado estadual Felipe Leitão, que assumirá a vice-presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB)…
O vereador eleito Rômulo Dantas (Mobiliza) anunciou apoio, nesta sexta-feira (29), ao projeto de reeleição…
O deputado federal Mersinho Lucena (PP) revelou, nesta sexta-feira (29), que seu nome tem sido lembrado para…
A Prefeitura de João Pessoa, em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado…
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nessa quinta-feira (28), o novo Boletim Epidemiológico…