Categorias: Paraíba

Trânsito é alterado em CG para passagem de transformador gigante; veja rotas alternativas

PUBLICIDADE

A saga da carreta famosa segue pelas estradas da Paraíba e com mudança de planos. A partir desta terça-feira (25), a carreta gigante com o transformador de 250 toneladas que está sendo levado para o Parque Eólico Serra da Palmeira, no Seridó paraibano, vai circular em horário diurno. O comboio com o transformador chegou em Campina Grande na madrugada desta segunda-feira (24), e foi estacionado na unidade operacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-230.

Segundo a PRF, a mudança no horário do transporte, de noturno para diurno, vai ser feito por questões de segurança, uma vez que os trechos, a partir de agora, são de pista simples. Além disso, haverá interdição total dos trechos nos dois sentidos de tráfego.

A recomendação das autoridades é que os motoristas busquem rotas alternativas durante o período de passagem do comboio para evitar congestionamentos. Veja os desvios:

O comboio deixou a unidade da PRF em Santa Terezinha no começo da manhã desta terça-feira, com previsão de percorrer um trecho de 21 quilômetros, incluindo a manobra de acesso à Alça Sudoeste no viaduto ao lado do Aeroporto Presidente João Suassuna, que deve acontecer entre 8h e 8h30, gerando impacto no trânsito do local.

Ao longo da manhã a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), fará várias interdições, principalmente no contorno Raimundo Asfora na entrada da cidade e nas proximidades do aeroporto João Suassuna, considerado o trecho mais crítico da viagem.

A expectativa é de que na quinta-feira (27) o transformador chegue à cidade de Soledade, terminando a etapa das BRs na Paraíba. A partir deste ponto, a escolta vai ser feita pelo Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB), pela PB-117, até o destino final.

Ainda segundo a PRF, por causa do deslocamento em área movimentada, o cronograma dos trechos de interdição será divulgado diariamente.

O transformador de 250 toneladas, que está sendo transportado pelas rodovias federais da Paraíba, fará parte do Parque Eólico Serra da Palmeira. O equipamento converte a energia eólica em elétrica, conduzindo a energia gerada para o operador do sistema elétrico. Ele foi produzido numa fábrica na China e transportado ao país pela CGT Brasil, empresa responsável pela construção da subestação no interior paraibano.

O transformador saiu do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, no último dia 15. Desde então, o transporte vinha sendo realizado durante a noite e madrugada para evitar grandes congestionamentos por causa da velocidade que a carreta trafega.

O complexo eólico será composto por 108 aerogeradores, distribuídos entre diversas cidades da Paraíba: 36 em Picuí, 33 em Nova Palmeira, 25 em Pedra Lavrada, 10 em São Vicente do Seridó e quatro em Baraúna. Com uma potência instalada de 648 MW, o parque será capaz de abastecer até 1,7 milhão de pessoas.

Severino Lopes

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Marcus Túlio retira candidatura à presidência estadual do PT e anuncia apoio à Cida Ramos

No final da tarde desta segunda-feira (14), o presidente do diretório do Partido dos Trabalhadores…

14 de abril de 2025

Vereadora Pâmela Vital lidera ranking de projetos apresentados em 100 dias na CMCG

A vereadora Pâmela Vital usou seu perfil numa rede social para comemorar a liderança no…

14 de abril de 2025

Dinho volta a cobrar solução para o Hotel Tambaú: “Virou criadouro de doença, a cidade cobra todo dia”

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, voltou a se pronunciar sobre…

14 de abril de 2025

Nesta terça: evento vai conectar setor público e empresários para discutir oportunidades do ICMS cultural no centro histórico de JP

O Governo do Estado da Paraíba e a Prefeitura de João Pessoa estão unindo esforços…

14 de abril de 2025

Prefeito de Caldas Brandão anuncia saída do MDB e filiação ao PSB

O prefeito de Caldas Brandão, Fábio Rolim, anunciou, nesta segunda-feira (14), sua saída do MDB…

14 de abril de 2025

UPA de João Pessoa implanta fluxo de atendimento para pessoas com autismo

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruz das Armas, da Rede Municipal de Saúde,…

14 de abril de 2025