Categorias: Paraíba

Transposição chega em março na PB, afirma ministro

PUBLICIDADE

As águas da transposição do Rio São Francisco devem chegar até março de 2017 ao município de Monteiro, no Cariri paraibano. A informação foi divulgada ontem pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, durante um seminário, realizado em Brasília.

 

Conforme o projeto da transposição, a região de Monteiro faz parte das obras do Eixo Leste, cujas estruturas devem ser concluídas até o mês que vem, segundo o ministro. “A expectativa é concluir o Eixo Leste até dezembro deste ano para que a água comece a percorrer os municípios da Paraíba no próximo ano”, reforçou Helder Barbalho durante o Seminário Nacional de Saneamento Sustentável, que aconteceu ontem.

 

Para chegar até Monteiro, as águas do São Francisco irão percorrer 34 quilômetros, saindo do reservatório de Barro Branco, no município de Custódia (PE), em direção à cidade paraibana. As águas do São Francisco que chegarem à Monteiro seguirão o curso para o açude Epitácio Pessoa, o Boqueirão, em Campina Grande.

 

Preocupado com a questão hídrica, o deputado federal Veneziano Vital do Rêgo foi recebido em audiência em poucos dias, em Brasília pelo o Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho. Durante a reunião o ministro refirmou seu compromisso com o povo da Paraíba na entrega das obras da Transposição do Rio São Francisco até o final do mês de Dezembro, bem como debateram sobre projeto e emenda de Veneziano para ações que melhorem a segurança hídrica no Estado.

 

O deputado Veneziano destacou que o ministro lhe garantiu celeridade para com as obras da Transposição. “Em audiência com o Ministro da Integração Nacional, para renovar as nossas apreensões em relação ao calendário de entrega da Transposição do Rio São Francisco. O Ministro reafirmou que a obra será entregue no final do mês de Dezembro, e que as águas chegarão no inicio de 2017”, disse Veneziano por suas mídias sociais.

 

O ministro e o deputado federal debateram também sobre sua emenda na Câmara dos Deputados, no valor de R$ 55 milhões, para que seja providenciado o completo desassoreamento do Açude Epitácio Pessoa. É de autoria de Veneziano também a Proposta de Emenda à Constituição, a de número 66/2015 e que dá nova redação ao artigo 225 da Constituição Federal. A PEC propõe estabelecer uma meta de aplicação de recursos públicos nos programas relacionados aos recursos hídricos nacionais, dispondo sobre a proporção do Produto Interno Bruto (PIB) a ser investido.

 

 

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Eliza Virgínia se exime de culpa por vídeo deepfake e responsabiliza novatos da assessoria

Após ver o nome envolvido em uma polêmica por conda da divulgação de vídeo deepfake…

18 de setembro de 2024

Prefeito de Itatuba e candidata a vice são multados por publicidade irregular em período vedado

A Justiça Eleitoral multou o atual prefeito de Itatuba, Josmar Lacerda Martins (MDB), e sua…

18 de setembro de 2024

Banco Central eleva juros básicos em 0,25 e taxa é agora de 10,25%

A alta recente do dólar e as incertezas em torno da inflação fizeram o Banco…

18 de setembro de 2024

OAB-PB divulga lista sêxtupla para vaga de desembargador no TJPB; Anna Carla lidera votação

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraíba (OAB-PB), finalizou nesta quarta-feira (18) o processo…

18 de setembro de 2024

Conta de luz deve permanecer com bandeira amarela ou vermelha até o fim de 2024, prevê Aneel

A conta de luz dos brasileiros deve continuar elevada até o final de 2024, com…

18 de setembro de 2024

Fique atento: Procon-PB revela discrepâncias de até R$ 600 em preços de celulares

A Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor da Paraíba (Procon-PB), através do Setor de…

18 de setembro de 2024