Categorias: Paraíba

Trauma se une a órgãos de trânsito para diminuir número de vítimas

PUBLICIDADE

Hospital de Trauma se une a órgãos de trânsito para diminuir número de vítimas

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena se uniu a órgãos de trânsito nesta quinta-feira (22), durante a Paralisação Internacional para o Trânsito, no Centro de João Pessoa. Embora tenha havido diminuição de 5,66% nos primeiros sete meses desse ano no número de vítimas de acidente de trânsito envolvendo carro, moto, ônibus e atropelamento, em relação ao mesmo período do ano passado, a unidade de saúde quer contribuir com a qualidade de vida da população, reduzindo a taxa de vítimas recebidas pelo hospital.

De acordo com o Serviço de Arquivo Médico e Estatística (Same) do Hospital de Trauma, o maior número de vítimas de acidente de trânsito ainda é provocado pelas motocicletas. Nos primeiros sete meses desse ano foi registrada a entrada de 3.547 acidentados – no mesmo período do ano passado, foram 3.731 vítimas.

Desde a última terça-feira (13), o Trauma vem se mobilizando em atividades internas como parte da programação da Campanha de Prevenção de Acidentes de Trânsito, envolvendo o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) e a Superintendência da Polícia Rodoviária Federal na Paraíba (PRF-PB).

Palestras – No Hospital de Trauma já foram ministradas quatro palestras envolvendo a temática: “Segurança no Trabalho e Segurança no Trânsito”; “Educação para o Trânsito”; e “Primeiros Socorros”; e “Riscos de Acidentes na Estrada”, realizada hoje pelo coordenador do Departamento de Educação da PRF-PB, Egue Porto.

O objetivo principal das atividades é sensibilizar os participantes sobre a importância da prevenção dos acidentes de trânsito, propondo-lhes mudanças e atitudes firmes, bem como o redirecionamento de ações e valores adotados no trânsito.

De acordo com a coordenadora do Departamento de Educação para oTrânsito do Detran-PB, Abimadade Vieira, somente por meio da mudança e do respeito às normas de circulação e conduta nesse espaço é que será possível transformar a realidade atual, tornando o trânsito mais humano, com menos acidentes e mortes.

Para o diretor geral do Trauma, Ginaldo Lago, as atividades externas e internas desenvolvidas nesta campanha é um momento especial de reflexão sobre o trânsito. “Convidamos os funcionários e usuários do hospital, como também a população em geral, para participar desse debate, pois precisamos mudar nosso comportamento e ter atitudes mais solidárias”, destacou.

Na atividade realizada durante essa manhã, o hospital, em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba, disponibilizou uma equipe multidisciplinar para atender o público presente com exames de verificação de glicose, pressão arterial, avaliação e orientação nutricional. Houve ainda atividades culturais, como a apresentação de uma peça de teatro sobre prevenção de acidentes no trânsito, entre outros eventos.
 

PB Agora

Ascom

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Bandidos usam Haddad para simular site do governo

Novo golpe . O governo federal divulgou um alerta nesta terça-feira (22/10) sobre um vídeo falso…

23 de outubro de 2024

TSE aprova envio de tropas federais para três cidades no segundo turno

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou  nesta terça-feira (22/10) novas autorizações para envio de militares…

23 de outubro de 2024

Prefeito de Cabedelo Vitor Hugo revela convite de Cícero Lucena para assumir secretaria em João Pessoa

O prefeito de Cabedelo e presidente estadual do Avante Vitor Hugo, em entrevista ontem (22),…

23 de outubro de 2024

Governador cria delegacia especializada no combate à circulação de armas ilegais

O Governo da Paraíba contará com uma delegacia especializada no combate à circulação e comercialização…

23 de outubro de 2024

Paraíba não receberá tropas federais no 2º turno das Eleições 2024

O estado da Paraíba não contará com tropas federais no segundo turno das eleições de…

23 de outubro de 2024

Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 55 milhões para sorteio na quinta-feira

O concurso 2.788 da Mega-Sena, realizado ontem (22), não teve nenhum acertador das seis dezenas…

23 de outubro de 2024