Sistema de Agendamento de Atendimento ao Eleitor, desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), será cedido ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) para ser usado durante a campanha biométrica do estado mineiro, neste ano. O Sistema marca um horário de atendimento para a realização do cadastramento biométrico.
De acordo com secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PB, George Bezerra Cavalcanti Leite, o Regional paraibano irá ceder os códigos fontes, scripts e toda documentação do sistema para o TRE-MG. “Em Minas, a realização do cadastramento será uma tarefa hercúlea, são mais de 400 zonas eleitorais, e uma das formas que o Tribunal encontrou para organizar o atendimento foi o agendamento”, explicou o secretário.
Para o presidente do TRE-PB, desembargador João Alves da Silva, essa troca de conhecimentos e tecnologias entre os tribunais é importante para aprimorar cada vez mais os serviços prestados. “Quem ganha com essa ação são os eleitores mineiros que poderão contar com um atendimento informatizado e funcional”, assegurou.
Desenvolvido em 2013 e utilizado durante a campanha biométrica para as eleições de 2014, o serviço agenda os atendimentos pela internet, proporcionando mais comodidade ao eleitor. “O sistema foi testado pelos eleitores de João Pessoa e Campina Grande e foi um sucesso”, reiterou George.
Biometria 2015
Mediante solicitação das zonas eleitorais do estado da Paraíba, ainda neste semestre, o TRE-PB utilizará os agendamentos online para auxiliar a campanha biométrica de 2015, que este ano pretende atender mais de 900 mil eleitores, distribuídos em 26 Zonas Eleitorais, com 98 municípios abrangidos.
Secom