O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) deverá julgar nesta sexta-feira (16) os pedidos de envio de tropas federais para garantir a segurança das eleições em três cidades do Estado: Cabedelo, Bayeux e Queimadas. As solicitações foram feitas pelos juízes eleitorais das respectivas zonas e estão na pauta de julgamento de hoje.
Em Queimadas, o pedido foi motivado pelo aumento da tensão política na cidade vizinha de Fagundes, o que gerou preocupação com possíveis conflitos durante o processo eleitoral. Já em Bayeux e Cabedelo, as solicitações estão diretamente ligadas à segurança pública municipal.
No caso específico de Cabedelo, um despacho assinado pelo juiz Fábio Leandro Alencar, relator do processo no TRE-PB, detalha parte do pedido encaminhado pelo juízo da 57ª Zona Eleitoral. De acordo com a solicitação, a crescente violência relacionada à guerra entre facções criminosas é a principal razão para a necessidade de reforço federal. O documento menciona, inclusive, que um dos grupos criminosos chegou a pichar o nome da facção no cartório da 57ª Zona Eleitoral, em um ato de intimidação.
Caso o TRE-PB aprove os pedidos, as solicitações serão encaminhadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para análise final e possível envio das tropas federais.
PB Agora