Três presidiários do Complexo Penitenciário PB1, localizado em Jacarapé em João Pessoa, foram detidos na madruga desta quarta-feira (1º) quando tentavam fugir da unidade com auxílio de escadas. Após a captura dos fugitivos, um tumulto foi iniciado dentro do presídio, de acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária da Paraíba (Seap).
Segundo Arnaldo Sobrinho, gerente executivo da Seap, uma sindicância será aberta para investigar as condições que favoreceram a tentativa de fuga dos presidiários. “Já informei o secretário. Vamos abrir um instrumento sindicatório. Um inquérito policial também irá apurar os danos que foram feitos nas celas que tiveram uma parte arrancada. Só após a investigação é que poderemos afirmar como aconteceu o incidente”, ressaltou.
Equipes da Polícia Militar foram enviadas para ajudar no controle do motim. Na confusão, duas salas do Complexo PB1 foram queimadas pelos apenados. O fogo só foi controlado depois que os presos foram levados pela Polícia Militar para outras partes do presídio. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as duas salas queimadas eram usadas para realização de trabalhos manuais dos apenados como parte do processo de ressocialização.
Os três detentos que foram pegos tentando fugir do Presídio PB1 foram encaminhados no início da manhã desta quarta-feira (1º) para delegacia, onde vão prestar depoimento. Conforme Arnaldo Sobrinho, os fugitivos serão indiciados por dano qualificado e posteriormente colocados na cela de disciplina.
Redação com G1