Categorias: Paraíba

TRF rejeita recurso e confirma a realização das eleições para reitor da UFPB nesta quarta-feira

PUBLICIDADE

Unanimidade: por 3 votos a zero, desembargadores rejeitam recurso de Lúcia Guerra no TRF5 e eleição acontece nesta quarta, 06/06

Três desembargadores votaram pela improcedência do recurso impetrado Procuradoria da UFPB

O Tribunal Federal Regional da 5ª Região (TRF5) rejeitou o recurso interposto contra liminar expedida na última sexta-feira (1) que determina a realização imediata da eleição para reitor e vice-reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A votação ocorreu durante sessão ordinária realizada na tarde desta terça-feira (5), na sede do TRF5, em Recife (PE).

A decisão foi unânime. Três desembargadores votaram pela improcedência do recurso interposto pela Procuradoria da UFPB. Portanto, está mantida a realização do segundo turno da eleição para reitor nesta quarta-feira (6), das 8h às 21h, em todos os campi da instituição. De acordo com a assessoria de imprensa da UFPB, serão utilizadas urnas de lona, ao invés das urnas eletrônicas.

O Conselho Universitário (Consuni) da UFPB já havia deliberado a realização do segundo turno da eleição para reitor da instituição nesta quarta-feira (4). O anúncio ocorreu após reunião da Comissão Especial Eleitoral realizada nesta segunda-feira (4).

Estão concorrendo as professoras Margareth Diniz, primeira colocada no primeiro turno da eleição com 49, 66% do total de votos, e Lúcia Guerra, que ficou em segundo com 35,93%.

ENTENDA

Na última sexta-feira (1), o desembargador federal Edilson Pereira Nobre Júnior concedeu liminar favorável à chapa da candidata Margareth Diniz para realização imediata da eleição para reitor da UFPB. Na ocasião, ele explicou que a deflagração do movimento grevista dos professores da UFPB não é motivo suficiente para respaldar o adiamento do segundo turno do pleito da referida instituição de ensino.

Ele também alegou que a greve dos professores já estava prevista pela comunidade acadêmica e que o universo de eleitores é composto não só pelos professores, mas, também por funcionários e alunos.

Insatisfeita com a decisão, a candidata Lúcia Guerra entrou com recurso no TRF5 para tentar adiar a realização da eleição para após o fim da greve dos professores da instituição. Mas, a corte rejeitou a ação. 

 

PB Agora

com blog UFPBMais

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Açude de Boqueirão recebe nova recarga de água e aumenta expectativa para sangria que não acontece há 14 anos

Água abundante e expectativas para uma nova sangria. Há 14 anos os paraibanos esperam por…

20 de janeiro de 2025

Vice-prefeita de Itatuba, Cristina Lacerda renuncia ao cargo após apenas 20 dias alegando ter sido excluída das decisões

A vice-prefeita de Itatuba, Cristina Lacerda, conhecida como Dra. Cristina, anunciou sua renúncia ao cargo…

20 de janeiro de 2025

Tribunal de Justiça da Paraíba elege juíza Lilian Cananéa para o cargo de desembargadora

Durante sessão extraordinária realizada na tarde desta segunda-feira (20), o Tribunal de Justiça da Paraíba…

20 de janeiro de 2025

Ex-presidente do Sindjor, Land Seixas é entubado no Hospital Metropolitano; estado de saúde inspira cuidados

O jornalista Land Seixas, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Paraíba (Sindjor) e figura…

20 de janeiro de 2025

Nascem primeiras tartarugas de 2025 na praia do Bessa, em João Pessoa; e associação denuncia descarte inadequado de lixo

Virou berçário. Mais de 70 tartarugas da espécie Eretmochelys imbricata, mais conhecida como Tartaruga-de-pente, nasceram…

20 de janeiro de 2025

Mulher desaparecida em João Pessoa é encontrada após quatro dias

Maria Clara Ventura de Vasconcelos, de 33 anos, foi localizada nesse domingo (19), após passar…

20 de janeiro de 2025