Tropa embarca para garantir segurança das eleições no interior da Paraíba

PUBLICIDADE

Sem a presença das Tropas Federais, a Secretaria de Segurança da Paraíba iniciou o envio de tropas extras para as eleições no interior do estado. Embarcam até sexta-feira (28) mais de 1.000 policiais para os municípios de Patos, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Sousa, Itaporanga e Princesa Isabel. Ao todo, serão 5.898 policiais militares, civis e bombeiros espalhados nos 223 municípios do estado.

 

O quantitativo é o mesmo empregado no primeiro turno das eleições. Assim como naquele período, a operação que se inicia hoje irá até a segunda pós-eleição. Segundo a assessoria da PM, além de garantir a segurança dos eleitores e combater condutas vedadas, as equipes da polícia militar e do corpo de bombeiros são responsáveis por fazer a guarda da urna até começar a votação.

Neste segundo turno, haverá um reforço na segurança dos transportes coletivos já que a expectativa é que ocorra um aumento no fluxo de passageiros em função da gratuidade definida para os ônibus coletivos de João Pessoa, Campina Grande, consórcio metropolitano e intermunicipais.

Os policiais e bombeiros farão a guarda das urnas até o início da votação, além de fazer a segurança no entorno das seções eleitorais e combater a prática de condutas vedadas por lei, como a propaganda irregular, a chamada “boca de urna”.

Toda a operação de segurança será acompanhada em Centros de Comando e Controle. No caso da capital, ele ficará no edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB). Quem for preso por crime eleitoral, segundo a PM, será levado à Polícia Federal (PF). Se o eleitor for preso por crimes não relacionados à eleição, ele deverá ser encaminhado à delegacia de polícia civil.

De acordo com a secretaria de segurança, durante o primeiro turno foram registrados 32 crimes eleitorais, que resultaram em 38 presos e 7 veículos apreendidos ou removidos. A maioria destes crimes foram relacionados à propaganda irregular, especificamente pessoas distribuindo santinhos em local de votação.

 

Redação

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Parlamentar defende rodízio na liderança da base do governador João Azevêdo na ALPB; deputado Chico Mendes é o atual líder

A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…

24 de novembro de 2024

Semana começa com mais de 800 oportunidades de emprego em municípios paraibanos; confira!

A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…

24 de novembro de 2024

Fique atento! Primeira parcela do seu 13º salário deve ser paga até sexta-feira

Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…

24 de novembro de 2024

Padrasto é suspeito de esfaquear enteada de 18 anos dentro de casa, em João Pessoa

Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…

24 de novembro de 2024

Programa ‘Eu Posso’, da PMJP, abre novas inscrições com créditos de até R$ 15 mil; saiba como aderir

Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…

24 de novembro de 2024

João Pessoa terá programação de Natal pela primeira vez no Parque das Três Ruas

A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…

24 de novembro de 2024