Categorias: Paraíba

TRT da Paraíba é apontado como a melhor corte do Brasil

PUBLICIDADE

O Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região) é o primeiro do Brasil no cumprimento das metas do Plano Estratégico da Justiça do Trabalho (2015/2020), em números apurados no ano de 2017.

 

O relatório com os resultados do Plano Estratégico da Justiça do Trabalho foi divulgado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), responsável pela supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus.

 

De acordo com o levantamento do CSJT, apenas oito Tribunais atingiram a pontuação mínima (60 pontos) e somente os TRTs da Paraíba e de Goiás somaram 70 pontos no índice de Alcance das Metas. O relatório permite o acompanhamento da execução estratégica, avaliando o desempenho e o progresso do plano, como meio de auxiliar os TRTs a identificarem problemas e programarem medidas corretivas, visando o alcance dos objetivos traçados.

 

Segundo o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro João Batista Brito Pereira, “o Plano Estratégico da Justiça do Trabalho para o período 2015-2020 tem o intuito de afirmar perante a sociedade a importância deste segmento do Poder Judiciário como instrumento efetivo de justiça célere e comprometida com a paz nas relações de trabalho. Para isso, traça objetivos perseguidos por metas, que devem ser materializadas mediante a implantação de ações direcionadas ao alcance de resultados concretos para a prestação jurisdicional”.

 

Constante evolução

 

Os dados utilizados para a produção do relatório foram extraídos do Sistema de Gestão Estratégica da Justiça do Trabalho (Sigest) no dia 29 de janeiro de 2018, uma vez que o prazo de cadastramento e retificação de valores, pelos Tribunais Regionais do Trabalho no sistema encerrou-se no dia 26 de janeiro de 2018.

 

“Pretende-se com este trabalho estimular magistrados, gestores, servidores e demais colaboradores a somarem esforços para a constante evolução de desempenho do Plano Estratégico, além de despertar a atenção para situações que necessitem ser tratadas, a fim de que os objetivos estratégicos sejam alcançados”, finalizou o ministro.

 

Paraíba em destaque

 

O Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região) conseguiu desempenho diferenciado em vários indicadores, destacados abaixo:

 

– Índice de Execução do Orçamento Disponibilizado (IEOD), a meta estabelecida pelo CSJT era de 57.26%. O TRT da Paraíba atingiu 76,54%

 

– Índice de Processos Julgados (IPJ), a meta estabelecida era de 90%, o TRT13 ultrapassou os 100% e chegou a 108,58%. Nesta meta, o Regional paraibano conseguiu baixar o seu resíduo processual.

 

– O Índice de Processos Antigos (IPA) diz respeito aos processos iniciados no ano de 2015. A meta era identificar e julgar, até 31/12/2017, pelo menos 90% dos processos distribuídos até 31/12/2015, nos 1º e 2º graus. O TRT da Paraíba atingiu 97,33%.

 

– No Índice de Redução do Acervo dos Maiores Litigantes (IRA), o CSJT estabeleceu como meta reduzir em 2% o acervo dos dez maiores devedores da Justiça do Trabalho em relação ao ano de 2016. Considerando a meta como 100%, o Regional atingiu 133,31%.

 

– Em relação ao Índice de Execução (IE), a meta era baixar pelo menos 90% da quantidade de execuções iniciadas no período. O TRT13 chegou a 99,4%.

 

Conselho Nacional de Justiça

 

Além dos dados positivos apresentados no relatório de Resultados do Plano Estratégico da Justiça do Trabalho divulgado pelo CSJT, o Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba, também teve excelentes resultados nas Metas Nacionais do Poder Judiciário, que tem a coordenação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

 

Das seis metas para 2017 o Regional paraibano conseguiu resultado positivo em cinco, destacando o resultado da Meta 1, julgar 90% dos processos distribuídos em 2017. Nesta meta, o Regional julgou 122%, o que representa que o Tribunal baixou bastante seu resíduo processual. Outro destaque foi a Meta 5, encerrar 90% dos casos novos de execução. Neste caso o TRT13 baixou 111%.

 

Estes resultados extremamente positivos no exercício de 2017 foram os melhores desde que começou a apuração dos dados estatísticos e refere-se, principalmente, aos esforços dos juízes e servidores do Regional após as ações da Presidência, para os processos que tramitam no 2° grau, e da Corregedoria, para os processos do 1° grau de jurisdição. Dentre as ações, destaque para: Encontro de Gestão de Processo; Workshop de Gestão de Processos, Sistema de Gestão Estratégica Hórus, Revista TRT13 em Números, Projetos Descongestionar, Oficinas de Alinhamento nos Gabinetes dos Desembargadores e Varas do Trabalho.

 

Redação com TRT-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

“Prefiro meu filho preso do que morto”, desabafa mãe de paraibano preso por tráfico de drogas em Paris após meses de sumiço

Após mais de dois meses de angústia e incerteza, Maria de Lourdes do Nascimento, mãe…

14 de janeiro de 2025

Prefeito Cícero anuncia permanência de Luís Ferreira na pasta da Saúde e criação de secretaria para Saúde Animal

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), confirmou nesta terça-feira (14) que Luís Ferreira…

14 de janeiro de 2025

Após receber recursos do Ministério da Saúde, PMCG realiza repasse de quase R$ 4 milhões à FAP

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campina Grande recebeu na manhã desta segunda-feira, 14,…

14 de janeiro de 2025

Programa prevê novos investimentos que impulsionarão o turismo na Paraíba até 2026

O setor turístico da Paraíba receberá novos investimentos superiores a R$ 133 milhões entre 2025…

14 de janeiro de 2025

Alerta do Inmet para mais de 60 cidades da Paraíba prevê chuvas intensas e ventos de até 100 km/h; saiba onde

Na tarde desta terça-feira (14), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo…

14 de janeiro de 2025

Auxílio Moradia: Beneficiários têm até sexta-feira para atualizar cadastro

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), alerta aos…

14 de janeiro de 2025