Já está sob a responsabilidade do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a análise dos pedidos para o envio de tropas federais com o objetivo de reforçar a segurança nas eleições em Cabedelo e Fagundes, na Paraíba. A decisão final sobre a presença das tropas será tomada pela Corte em Brasília, que votará a aprovação ou não em sessão plenária.
Além de Cabedelo e Fagundes, Bayeux também pode receber o reforço das tropas federais. As solicitações foram feitas por juízes das zonas eleitorais dessas cidades e aprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) na última sexta-feira (16). Agora, o TSE avaliará os pedidos.
Para Cabedelo e Bayeux, o reforço foi solicitado devido à presença de urnas eletrônicas em áreas controladas por facções criminosas. Em Fagundes, o pedido foi motivado pelo aumento das tensões políticas entre militâncias, que têm histórico de confrontos verbais e físicos.
O governador João Azevêdo (PSB) declarou que o Estado tem condições de garantir a segurança nas três cidades, sem a necessidade de tropas federais.
Essa não é primeira vez que tropas federais são solicitadas para reforçar a segurança no pleito do estado. Em eleições anteriores, como em 2014 e 2016, tropas federais foram enviadas para outras cidades da Paraíba, como Campina Grande, Pombal, Patos e São Domingos de Pombal, entre outras.
Redação