O turismo na Paraíba está em alta e vive a prospecção de uma alta estação histórica. Esta informação foi passada nesta terça-feira (10), durante a última reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento Turístico da Paraíba — CONDETUR. A ocasião reuniu os principais representantes do trade turístico do estado.
Durante a reunião, a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, apresentou os números e dados sobre o turismo na Paraíba. Só no primeiro semestre, segundo a Fecomércio, o faturamento no estado, com relação ao turismo, foi de R$ 91,2 milhões, que representa um crescimento de 4,1% em relação ao mesmo período de 2023, e colocou a Paraíba em 1º lugar no Nordeste.
A secretária destacou ainda o crescimento médio de mais de 100% das principais operadoras de turismo, além de, por 4 anos consecutivos, a Paraíba aparecer como líder em Segurança Pública no ranking de competitividade dos estados.
“Estamos aqui apresentando o sucesso do Destino Paraíba no mundo. E quando destacamos esse crescimento na busca por nosso estado, falamos do desenvolvimento econômico gerado a partir do trabalho intenso do Governo do Estado no Turismo. O que estamos vivendo é um grande momento de convergência do Governo, com os municípios, com as instituições, com a sociedade civil e setores públicos e privados. Todos fortalecendo essa união que está fazendo a Paraíba viver um momento único de crescimento sustentável e se destacando com um dos melhores índices econômicos do país”, destaca Rosália, que também é presidente da CONDETUR.
Em 2024, o Governo do Estado investiu mais de R$ 15 milhões entre eventos, capacitações, ações de promoção, feiras e participação em salões. As atividades geraram um total de 6.240 agentes capacitados, 365.048 pessoas impactadas em ações estratégicas em 20 estados e 4 países. Além de obras como o Polo Turístico Cabo Braco, que abrirá mais de 24 mil vagas de emprego e acrescentará mais de 11 mil leitos de hospedagem na capital.
O secretário executivo de Turismo da Setde, Delano Tavares, destaca a satisfação de analisar os dados positivos da Paraíba. “O sentimento é o de dever cumprido, mas ciente de que temos muito trabalho a realizar. O time está fazendo a diferença e a prova está nos números apresentados nessa retrospectiva”.
Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, reforça a importância do trabalho coletivo. “Foi um ano de muito trabalho e muito esforço conjunto. E essa junção fez com que a gente conseguisse ir mais longe, consolidando cada vez mais o turismo na Paraíba. Se a gente investe, o resultado aparece. Estamos colhendo os frutos do trabalho de investimento do Governo do Estado nas praias e no interior do estado, na infraestrutura que faz a Paraíba estar em alta, tendo sua economia movimentada através do Turismo. E mais: teremos uma alta temporada histórica na Paraíba.”
Participaram da reunião do CONDETUR:
Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico – SETDE
Empresa Paraibana de Turismo S/A – PBTur
Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão – SEPLAG
Secretaria de Estado de Comunicação Institucional – Secom
Programa Empreender PB
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (João Pessoa)
Secretaria Municipal de Turismo (João Pessoa)
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – Campina Grande
Forum de Turismo da Serra da Borborema
João Pessoa Convention & Visitors Bureau – PB
Associação Brasileira de Agentes de Viagens – ABAV-PB
Associação Brasileira da Indústria Hoteleira – ABIH-PB
Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores de Turismo – ABRAJET – PB
Associação Brasileira de Entretenimento e Lazer, Bares, Restaurantes e Similares – ABRASEL – PB
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE-PB
Sindicato dos Guias de Turismo – SINGTUR-PB
Banco do Brasil
Polícia Militar da Paraíba – Batalhão Especializado em Policiamento Turístico
Aena João Pessoa
Aena Campina Grande
Comitê de Fomento e Desenvolvimento do Centro Histórico de João Pessoa – CFDCH
Secom-PB