Na TV Senado, Lira fala sobre transposição e destaca projeto de sua autoria que garante revitalização do São Francisco
Em entrevista à jornalista Tânia Hormann, no Programa Argumento, da TV Senado, o Senador Raimundo Lira (PMDB-PB) destacou a importância que foi a chegada das águas da transposição do rio São Francisco em solo paraibano e o que este fato, considerado por ele histórico e de suma importância, significa para os paraibanos.
“Os seis anos de seca consecutiva trouxeram uma descapitalização muito grande para o Nordeste, com redução no rebanho de um modo geral, o que ampliou o empobrecimento da região”, destacou Lira. Segundo ele, a Paraíba é o estado que tem a menor soma de recursos hídricos do País e o problema é agravado em cidades como Campina Grande, que tem mais de 400 mil habitantes e hoje enfrenta um racionamento.
“As águas que chegaram à Paraíba pelo Açude Poções seguiram para o Açude de Camalaú e, em seguida, irão para a Barragem Epitácio Pessoa, em Boqueirão e, aí sim, estará resolvida a grande questão hídrica de Campina Grande e de todas as cidades que dependem da Barragem de Boqueirão”, destacou o Senador.
Revitalização Permanente – Lira também citou projeto de sua autoria que garante a revitalização permanente do rio São Francisco. A matéria foi aprovada no Senado e, atualmente, tramita na Câmara. “Eu fiz esse projeto com base no sistema de revitalização do rio Mississipi, nos EUA, que, desde 1910, é feita diariamente”.
Ele destacou que, pelo seu projeto, a revitalização do rio São Francisco será efetivada através de recursos permanentes advindos de um percentual sobre o faturamento bruto das empresas que usam a água do rio para gerar energia. “Esse fundo será permanente, independentemente de qualquer necessidade de recursos do Tesouro Nacional”.
Assessoria de Imprensa
Em mais uma agenda em Brasília para viabilizar investimentos para a cidade de João Pessoa,…
Pelo segundo ano consecutivo, o Nota Cidadã terá um prêmio extra no mês de dezembro:…
O Facebook foi condenado a pagar R$ 10 mil por danos morais após uma ONG…
Nesta terça-feira (26), a Federação Paraibana de Futebol (FPF) realizou o Conselho Técnico para definir…
O deputado federal paraibano Cabo Gilberto Silva (PL) foi indiciado pela Polícia Federal e usou…
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) antecipará para…