O perfil oficial da Prefeitura Municipal de João Pessoa no Twitter é o mais seguido do país proporcionalmente entre todas as capitais, segundo um levantamento feito pela equipe Web da Secretaria de Comunicação. Os 8.469 perfis que seguem a PMJP no microblog também atingem a marca de terceiro lugar em números totais, perdendo apenas para São Paulo (14.075) e Recife (9.038). A pesquisa, que foi realizada nesta terça-feira (26), inclui apenas as capitais e seus perfis oficiais.
Com uma população estimada em pouco mais de 723 mil habitantes, o perfil da PMJP no twitter abrange uma média de 1,17% da população. Já no do Recife, a marca de 1 milhão e 500 mil habitantes corresponde a 0,57% de moradores que seguem o twitter oficial da capital de Pernambuco. Os números de São Paulo são ainda menores: 11 milhões e 200 mil habitantes somam apenas 0,12% de seguidores.
Criado em novembro de 2009, o perfil @pmjponline é mais um canal de interação constante com a população, que pode solicitar serviços, denunciar problemas em sua comunidade e sugerir ações que tragam melhorias para a comunidade. Além disso, o twitter da PMJP divulga os programas, campanhas institucionais e projetos desenvolvidos pelas várias secretarias que compõem a gestão municipal.
Uma das campanhas mais recentes, a ‘Ação PMJP’ foi um serviço criado para que a população pudesse apontar ruas e avenidas que necessitavam de reparos urgentes. O projeto passou por adaptações e agora o usuário se comunica diretamente com a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) através do formulário online disponibilizado no endereço http://bit.ly/acaopmjp.
Pelo twitter da PMJP, a população tem acesso em primeira mão às principais notícias relacionadas à gestão municipal, a exemplo da programação da Festa das Neves, divulgada na última sexta-feira (15), além das pesquisas de preços realizadas pelo Procon-JP.
Para a secretária de Comunicação do Município, Marly Lúcio, essa ferramenta é um reflexo das políticas de comunicação adotadas pela gestão, que usa as redes sociais para criar um canal direto com a população.
“O Twitter cumpre esse objetivo de ser um canal permanente de diálogo e o número alto de seguidores é um reflexo da interação da gestão com os usuários”, afirma a secretária da pasta, lembrando que faz parte do projeto da Secom-JP fortalecer cada vez mais o uso das redes sociais nas ações municipais.
SECOM-JP