A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou, nesta sexta-feira (28), uma nota de repúdio em resposta a um incidente ocorrido próximo ao Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da instituição. No dia 25 de março, um cartaz com uma mensagem alusiva ao fascismo foi adesivado nas proximidades do CCT, gerando uma manifestação imediata da Administração Central da UEPB.
Na nota, a universidade expressa seu veemente repúdio a qualquer conduta que faça apologia ao fascismo, autoritarismo ou ideologias que atentem contra os valores democráticos e os direitos fundamentais. A UEPB reafirma que sua postura não é fundamentada em princípios ideológicos, mas em princípios civilizatórios, destacando o compromisso com uma convivência ética e respeitosa entre diferentes visões de mundo, pautada pela cultura da não violência.
A nota também destaca que a UEPB defende a democracia, a liberdade de expressão e os direitos humanos como valores centrais que orientam sua missão institucional. A universidade informou ainda que está tomando as providências legais necessárias para apurar os responsáveis pelo ato, garantindo que sejam adotadas as medidas cabíveis para a responsabilização dos envolvidos.
A UEPB lembrou que, no caso de discentes envolvidos, a conduta configura infração disciplinar, conforme a Resolução nº 46/2022, e poderá resultar em sanções, incluindo a abertura de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD), conforme previsto pela Lei Complementar nº 58/2003.
Por fim, a universidade reforçou seu compromisso com a construção de um ambiente acadêmico baseado no respeito à diversidade, à pluralidade de ideias e à defesa intransigente dos valores democráticos.
Redação