A Paraíba o tempo todo  |

UEPB esclarece sobre acessibilidade em prédios da Instituição

Administração Central da Universidade Estadual da Paraíba esclarece sobre acessibilidade em prédios da Instituição

 

Diante do relato em rede social de aluno do Curso de Acordeon do Centro Artístico Cultural (CAC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), referente a problema de acessibilidade para participar das aulas, a Administração Central da Instituição inicialmente lamenta que o aluno tenha passado por este tipo de situação, que vai de encontro à política institucional de respeitar e garantir o direito de todas as pessoas, com atenção especial àquelas que enfrentam algum tipo de limitação em sua vida cotidiana.

 

Ao aluno David Rocha pedimos nossas sinceras desculpas e informamos que, de imediato, a Reitoria determinou à Pró-Reitoria de Cultura (Procult) que transfira, do 1º andar para o pavimento térreo, a sala de aula do curso, de forma que garanta seu pleno acesso ao local da atividade. Também lamentamos o atendimento dispensado ao aluno que, conforme relato de David, não viabilizou alternativas para o problema e lhe gerou desconforto. A Ouvidoria Geral da Universidade avaliará a reclamação formalizada e encaminhará as providências necessárias.

 

Destacamos que, apesar de todo empenho da Administração Central da UEPB no sentido de sanar os problemas de acessibilidade em alguns espaços da Instituição onde os obstáculos para a fácil locomoção de pessoas com deficiência se apresentam, os entraves burocráticos, típicos do serviço público, impedem que a solução seja ágil, pois é preciso seguir trâmites que procrastinam a resolução dos casos.

 

Informamos que já existe processo tramitando para contratação de empresa para manutenção dos elevadores da Central de Integração Acadêmica, do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) e do Centro Artístico Cultural – principais pontos com problemas de acessibilidade na UEPB – mas a dificuldade de encontrar peças de reposição impossibilita que os equipamentos estejam em pleno funcionamento.

 

Para além da manutenção desses equipamentos, a Reitoria da UEPB também está em diálogo com grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) que trabalha especialmente com a área de acessibilidade e mobilidade urbana, no sentido de dotar a Universidade de um grande projeto, essencial e definitivo, que assegure o atendimento a todas condições de mobilidade e acessibilidade, conforme determina a lei.

 

A UEPB possui forte compromisso com o desenvolvimento de ações voltadas às pessoas com deficiência. Prova disso é a política institucional que atende tal público, como o programa de Tutoria Especial, que auxilia o aluno com necessidades especiais em tarefas pedagógicas e científicas, em trabalhos práticos experimentais e em seus estudos e trabalhos teóricos e práticos, bem como o desenvolvimento de projetos para leitura em braile e comunicação em libras, entre outras iniciativas.

 

Também integram ações de acessibilidade a aquisição de cadeiras de rodas motorizadas disponíveis para uso de pessoas com deficiência na Central de Integração Acadêmica, a instituição do Núcleo de Educação Especial, a adequação de banheiros para portadores de necessidades especiais e construção de rampas de acesso para cadeirantes em diversos espaços da UEPB. Constam ainda como ações programadas para execução dentro do Plano de Desenvolvimento Institucional 2014/2020, a implantação de piso tátil, construção de novas rampas de acesso e instalação de corrimãos em todas as edificações prediais da Universidade.

 

Reconhecemos que há muito a ser feito, mas reafirmamos que o trabalho para dotar a Universidade de infraestrutura predial e de condições sociais adequadas às pessoas com deficiência é incansável, sendo aprimorado a cada dia. Se compararmos com a estrutura de alguns anos atrás, veremos que muita coisa melhorou, mas muito ainda precisa ser feito e temos a determinação para atingir esses objetivos, porque a universidade é espaço de todos, sem distinção.

 

Codecom/UEPB


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe