Às vésperas da comemoração ao Dia da Árvore, celebrado anualmente em 21 de setembro, a UEPB, por meio de seu Programa de Arborização “Adote uma Árvore”, deu mais um passo representativo no sentido da conscientização sobre a importância do plantio nas cidades. Com o slogan “Plante árvores, colha vida!”, foi lançado o primeiro “Manual de Arborização Urbana”, publicado pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB), com tiragem de 2000 exemplares.
O trabalho foi desenvolvido através de uma parceria entre os professores da UEPB, Ivan Coelho Dantas, Delcio de Castro Felismino, Sandra Maria Silva e Thiago Pereira Chaves, tendo as ilustrações assinadas por Ivaldo Guedes e apoio do gerente operacional do Programa Adote uma Árvore, Arnaldo Bezerra. Além disso, os organizadores tiveram cooperação da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), que desde 1992 apoia e estimula trabalhos técnicos, científicos e político-administrativos no campo da arborização urbana. A princípio, a publicação é destinada especialmente às escolas públicas e particulares, universidades, comunidades, prefeituras e demais integrantes da sociedade que desejem desenvolver mecanismos de produção de mudas e plantio de árvores, ensinando, acima de tudo, maneiras de se promover a arborização ecológica e esteticamente correta.
Com linguagem clara e de fácil entendimento, o Manual traz, entre seus principais tópicos, os problemas de uma arborização inadequada e os benefícios do planejamento, recomendações para o plantio de árvores no meio urbano, dicas sobre clima, preparo do solo, mudas, construção de viveiros e escolha de espécies arbóreas, bem como inúmeros desenhos ilustrativos, o que facilita ainda mais as explicações.
Nas palavras da reitora Marlene Alves, autora da apresentação do livro, o “Manual de Arborização Urbana” é um passo importante na continuidade do programa “Adote uma Árvore”, representando o aprofundamento do compromisso da UEPB com o tema e a busca da consolidação de uma ação concreta, fundamental para o desenvolvimento social do Estado, com bases nos princípios do desenvolvimento sustentável.
Secom PB