Você já pensou na possibilidade de aplicar na prática os conceitos de engenharia, tecnologia e gestão vistos em sala de aula e de quebra construir um veículo elétrico? Pensando nisso, o projeto de extensão “Fórmula E-motion”, do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), abriu edital para processo seletivo de 15 novos voluntários. Os interessados devem se inscrever até a próxima segunda-feira (30), por meio de formulário eletrônico.
Para participar, o estudante deve possuir matrícula ativa na UFPB; ter disponibilidade de 20h semanais para atender às demandas do projeto; dispor de meios eletrônicos para comunicação como e-mail, WhatsApp e Facebook; e pertencer a qualquer curso da UFPB.
Durante a inscrição, os candidatos devem escolher entre as oito subequipes (Estrutura, Transmissão, Freio, Suspensão, Potência, Eletrônica, Sensoriamento e Marketing) que estão divididas entre as áreas de Mecânica, Elétrica e Administração.
A seleção conta com três etapas. A primeira é a entrevista entre os dias 3 e 6 de setembro. A segunda, será a dinâmica, no dia 11 de setembro, e a terceira, por sua vez, é o Trainee, processo que terá duração máxima de um mês e que acontece entre os dias 13 de setembro e 13 de outubro. Todo o processo ocorrerá de forma remota.
“As etapas servem para os avaliadores conhecerem os candidatos e para que eles demonstrem suas habilidades em resolver problemas, trabalho em equipe, liderança e tomada de decisões”, explicou o coordenador do projeto, Prof. Euler Macedo.
O resultado será divulgado pelas redes sociais digitais (Instagram e Facebook) do Fórmula E-motion UFPB no dia 15 de outubro. Após a construção do veículo, o grupo participará da competição Fórmula SAE, uma competição estudantil organizada pela Society of Automotive Engineers, que deve ocorrer no município de Piracicaba, em São Paulo, com data a ser definida.
Segundo o Prof. Euler Macedo, o projeto é um exemplo da tendência mundial de eletrificação dos veículos, onde vários países vão deixar de produzir carros a combustível interno – os mais usados atualmente – para produzir apenas veículos elétricos.
Ele destaca que, ao ingressar na extensão, o aluno saíra diferenciado para o mercado. “Já tivemos vários alunos que hoje atuam em grandes empresas multinacionais na área de mobilidade. No projeto, eles vão atuar, gerenciar e trabalhar de forma organizada, no que chamamos, atualmente, de soft skills (habilidades comportamentais que um indivíduo possui na condução de suas atividades diárias)”, destacou o Prof. Euler.
A equipe Fórmula E-motion UFPB foi fundada em 2014, por meio de parceria entre os discentes dos cursos de Engenharia Mecânica e Elétrica. Mais informações sobre a seleção podem ser obtidas no site do projeto.
PB Agora
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…