Em reunião ordinária realizada nesta sexta-feira (31), o Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) aprovou, por unanimidade, Acordo de Cooperação Técnica a ser celebrado entre a UFPB e a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) do município de João Pessoa, visando o transporte de estudantes da capital para o Campus IV.
O termo de cooperação entre as duas instituições prevê que a Sedec realize a cessão de um ônibus escolar a fim de realizar transporte intermunicipal de estudantes na rota João Pessoa – Campus IV – João Pessoa, com saídas às 17h para Mamanguape/Rio Tinto e retorno programado às 23h. A Secretaria arcará, ainda, com a manutenção, custeio do combustível e disponibilização do condutor do ônibus.
Em contrapartida, a UFPB providenciará a contratação de seguro contra acidentes pessoais aos discentes a serem transportados.
A medida beneficiará, inicialmente, 32 alunos do período noturno dos cursos de Licenciatura em Matemática, Antropologia, Secretariado Executivo Bilíngue, Pedagogia e Ciências Contábeis, selecionados pelo Edital conjunto nº 01/2023, da Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape) e do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE).
Na reunião do Consuni desta sexta, os Conselheiros decidiram convalidar o edital nº 01/2023, o que garante aos discentes já selecionados o direito ao transporte. De acordo com José Givaldo de Medeiros, relator da Minuta, outras 20 vagas poderão ser oferecidas em um instrumento convocatório complementar, a fim de preencher o restante das vagas inicialmente ofertadas, que foram 52.
O transporte intermunicipal para o Campus IV foi uma reivindicação realizada pelos próprios estudantes do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE).
“O deslocamento gratuito de João Pessoa para o campus de Mamanguape/Rio Tinto é uma iniciativa inédita que a UFPB buscou fazer em parceria com a Prefeitura de João Pessoa, a fim de oferecer um transporte de forma efetiva, levando em consideração a realidade socioeconômica dos estudantes beneficiados”, pontuou o Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, durante a reunião do Conselho Universitário.
O Diretor do CCAE, professor Joseilme Fernandes Gouveia, explicou que esse transporte entre o Campus de João Pessoa e o Campus IV era uma demanda antiga dos estudantes. O Diretor Joseilme conta que, em junho de 2022, foi procurado por um grupo de alunos com a solicitação. “Os valores dos transportes tinham aumentado muito, eles pagavam em torno de R$ 700,00 a R$ 900,00 por mês para irem para a Universidade em um veículo tipo van, e muitos alunos não têm essa condição, muitos são de famílias que recebem Bolsa Família, às vezes vão por meio de carona”, disse.
O docente explica que procurou a Prefeitura de João Pessoa para propor a parceria e, em setembro do ano passado, a prefeitura conseguiu adquirir um ônibus que comportasse 52 alunos. Segundo o professor Joseilme, o segundo edital que será lançado pela Prape vai permitir que alunos que recebem o auxílio transporte optem pelo ônibus, uma vez que o auxílio não consegue cobrir os gastos do deslocamento diário do aluno para o Campus IV. A ação tem como objetivo, também, evitar a evasão, oportunizando aos alunos darem continuidade aos cursos.
Após conclusão das investigações referentes às tentativas de golpe de Estado, a Polícia Federal emitiu…
Ex-presidente e seu candidato a vice na eleição de 2022 vão responder por tentativa de…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou, nesta quinta-feira (21), os planos para seu…
A Polícia Federal (PF) indiciou nesta quinta-feira (21) o paraibano Tércio Arnoud Thomaz, ex-assessor especial…
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino (Republicanos), reafirmou nesta quinta-feira…
O deputado Hervázio Bezerra (PSB) se pronunciou nesta quinta-feira (21) sobre a eleição para a…