O V Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2020)é um evento científico que tem por objetivo reunir professores, estudantes, pesquisadores e demais profissionais interessados no uso de Tecnologias como apoio ao ensino e à aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento. O tema do Ctrl+E 2020 será Educação do Futuro: Tecnologias e Pessoas para Transformar o Mundo. A ideia desta edição do evento é mostrar como podemos utilizar as tecnologias para aproximar alunos e professores, como tornar ideias educativas em realizações tecnológicas, humanizando as relações e construindo um evento que fortaleça o vínculo da rede de ensino com os programas de pós-graduação e pesquisa, pensando nas seguintes ações:
- Criação e fortalecimento das redes de colaboração.
- Criar atividades para os grupos de pesquisa dos programas de pós-graduação e graduação.
- Criar espaços para a participação efetiva (e não apenas passiva) dos professores da rede pública através de relato de experiências, apresentação de projetos e trabalhos com os alunos.
O uso das tecnologias digitais na educação no contexto da sociedade informacional impõe desafios e obstáculos que exigem estratégias, metodologias e práticas específicas para que seja possível obter sucesso. É necessário um espaço de diálogo constante entre os resultados das pesquisas acadêmicas e as práticas dos professores para que seja possível a integração entre os diferentes espaços e, sobretudo, a realização de ações colaborativas entre os saberes de diferentes áreas. Nesse sentido, o Ctrl+E busca promover um espaço de mediação entre as diferentes áreas do campo da Educação, da Computação e das Tecnologias de Informação e Comunicação, em busca de soluções e estratégias que promovam ações realmente inovadoras nos processos de aprendizagem.
A proposta do CTRL+E é realizar atividades acadêmicas diversificadas buscando otimizar o tempo de permanência dos participantes. O evento apresenta uma programação de atividades acadêmicas estruturada em palestras, mesas-redondas, comunicações individuais, apresentação de pôsteres, mostra de softwares e objetos de aprendizagem, minicursos/oficina e atividades culturais. A programação é organizada para que as atividades aconteçam nos três turnos, evitando a sobreposição de atividades para que todos os participantes possam extrair o máximo proveito da programação oferecida.
As palestras são realizadas por pesquisadores de renome nacional e internacional, selecionados previamente pela organização do evento com base no critério de relevância da produção acadêmica e relação direta com as temáticas do evento. Os pesquisadores apresentarão suas experiências e participarão, com o público, de outros momentos de socialização do conhecimento, durante o evento.
As sessões técnicas apresentam os resultados de pesquisas científicas, projetos de extensão e relatos de experiência docente, possibilitando a integração das experiências acadêmicas e as vivências dos professores da Educação Básica da rede pública e privada de ensino.
A mostra de softwares e objetos de aprendizagem, ou sessões de demonstrações, é um momento bastante proveitoso para os expositores e para os participantes que podem conhecer as propostas inovadoras que estão sendo produzidas em diversas localidades do país, bem como fortalecer as redes de colaboração e divulgação do trabalho realizado ou em andamento.
Os minicursos e oficinas são oferecidos por pesquisadores que apresentam as suas propostas previamente para aprovação e oferecem aos participantes a possibilidade de conhecer novas ferramentas, processos e metodologias inovadoras.
Após a realização do evento, os trabalhos que forem selecionados e avaliados pelos pareceristas ad hoc serão publicados nos anais do evento.
Histórico
O evento, em sua primeira edição, foi concebido para ter um caráter regional por ser organizado por professores e pesquisadores de diversas universidades do Nordeste do Brasil, com o intuito de fomentar discussões e o apoio à pesquisa no campo das Tecnologias na Educação. No entanto, em suas edições posteriores, esse evento recebeu um número significativo de pesquisadores nacionais e internacionais interessados em compartilhar experiências e conhecimentos, ampliando assim a sua abrangência.
A primeira edição do Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+2016) aconteceu entre os dias 23 e 25 de maio de 2016, em Natal-RN. Foi um evento organizado pelo Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e foi marcado pela apresentação de vários trabalhos de qualidade e por ricas trocas de experiências.
O II Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2017) ocorreu pela segunda vez no Nordeste, mas dessa vez com um caráter nacional ao invés de regional. A sua segunda edição foi realizada no Campus IV da UFPB, em Mamanguape (PB) e ocorreu nos dias 18, 19 e 20 de maio de 2017. O evento foi organizado pelo Departamento de Ciências Exatas (DCX) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e teve como tema “Desafios da Educação na Era Digital: Experiências, Metas e Planos”. Os74 trabalhos selecionados para o evento foram publicados no CEUR-WS (CEUR Workshop Proceedings – ISSN 1613-0073), Volume 1877, com o título Anais do II Congresso sobre Tecnologias na Educação (Proceedingsofthe II Congresson Technology in Education – Ctrl + E 2017).
O III Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2018), com o tema “Cultura Maker na Escola: fazendo uma nova educação com tecnologias digitais”, foi realizado nos dias 5 a 8 de junho de 2018, na cidade de Fortaleza (CE). O Ctrl+E 2018 foi organizado pelo Instituto UFC Virtual, sob a coordenação geral do Professor José Aires de Castro Filho. Os anais do evento também foram publicados no CEUR-WS (http://ceur-ws.org/Vol-2185/).
O IV Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2019), com o tema “Redes de colaboração”, foi realizado nos dias 28 a 30 de agosto de 2019, na cidade de Recife (PE). O Ctrl+E 2019 foi organizado pela Universidade Federal de Pernambuco, sob a coordenação geral dos Professores Alex Sandro Gomes (CIn) e Ana Beatriz Gomes Pimenta de Carvalho (CE).Houve o convite para que os trabalhos selecionados para o evento fossem publicados na plataforma SBC Open Lib (https://sol.sbc.org.br/index.php/ctrle).
Organização do Ctrl+E 2020
O Ctrl+E 2020 é organizado pelo Centro de Informática (CI), Centro de Educação (CE), Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA/CCAE) e pelo Departamento de Ciências Exatas (DCX/CCAE) da Universidade Federal da Paraíba, tendo como representantes na organização as seguintes professoras:
- Profa. Msc. Elizabet Maria Spohr de Medeiros – CI/UFPB – Coordenadora Geral
- Profa. Dra. Lebiam Tamar Gomes Silva – CE/UFPB – Vice-coordenadora Geral
- Profa. Dra. Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças – DCX/CCAE/UFPB
- Profa. Msc. Edvania Luiz de Ameida Barreto – DCSA/CCAE/UFPB
- Profa. Dra. Signe Dayse Castro de Melo e Silva- Assessoria de Comunicação da UFPB
Comitê Científico
- Ademar Virgolino da Silva Netto – Universidade Federal da Paraíba
- Alexandre Rodrigues Caitano – IFRN
- Ana Liz Souto Oliveira de Araujo – Universidade Federal da Paraíba – UFPB
- Andrea Pinheiro Paiva Cavalcante – Universidade Federal do Ceará
- Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças – UFPB
- Bergson Rodrigo Siqueira de Melo – Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza – SME
- Bruno de Brito Leite – IFPB
- César Thiago José da Silva – UFPE
- Charles Andryê Galvão Madeira – Universidade Federal do Rio Grande do Norte
- Cristiane Parente de Sá Barreto – Universidade do Minho
- Daniel Scherer – Universidade Estadual da Paraíba
- Danielle Rousy Dias Silva – Universidade Federal da Paraíba
- Deller James Ferreira – Universidade Federal de Goiás
- Dennys Leite Maia – UFRN
- Diego Santana Silveira – Instituto Federal de Sergipe (IFS)
- Dinani Gomes Amorim – FACAPE
- Ecivaldo de Souza Matos – UFBA – Universidade Federal da Bahia
- Eduardo Henrique da Silva Aranha – UFRN
- Elaine Cristina Juvino de Araújo – IFPB – Campus Campina Grande
- Elaine dos Reis Soeira – Instituto Federal de Alagoas
- Eliane Cristina de Araujo – UFCG
- Elizama das Chagas Lemos – IFRN
- Emanuel Ferreira Coutinho – Universidade Federal do Ceará
- Emerson Moura de Alencar – IMD/UFRN
- Emiliana Souza Soares – IFRN Campus João Câmara – COPEIN JC
- Eudisley Gomes dos Anjos – Universidade Federal da Paraíba
- Fabiano Azevedo Dorça – Universidade Federal de Uberlândia
- Fernando Joaquim Lopes Moreira – Universidade Portucalense
- Fernando Joaquim Lopes Moreira – Universidade Portucalense
- Fernando Lincoln Carneiro Leão Mattos – Universidade Federal do Ceará
- Filipe Martins Aléssio – Universidade de Pernambuco
- Flavius da Luz e Gorgônio – UFRN
- Francinaide de Lima Silva Nascimento – IFRN
- Givanaldo Rocha de Souza – IFRN Campus Parnamirim
- Gustavo de Oliveira Andrade – IFRJ
- Isabelle Maria Lima de Souza – IFPB/UFCG
- Jacques Fernandes Santos – Instituto Federal de Educação Tecnológica de Alagoas – IFAL
- Janaína Campos Branco – CESAR School
- Jose Aires de Castro Filho – Universidade Federal do Ceará
- José Gilvan Rodrigues Maia – Universidade Federal do Ceará
- Joserlene Lima Pinheiro – UNILAB
- Josualdo Junior Dias da Silva – Instituto Federal da Bahia – IFBA
- Juliana Silva Arruda – Universidade Estadual do Ceará -UECE
- Juliana Teixeira da Camara Reis – UFRN
- Juscileide Braga de Castro – Universidade Federal do Ceará
- Katia Cilene da Silva – Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA
- Lavina Lúcia Vieira Lima – Proativa
- Leandro Marques Queiros – Centro de Informática (CIn/UFPE)
- Lebiam Tamar Gomes Silva – Universidade Federal da Paraíba
- Lorena Azevedo de Sousa – Instituto Metrópole Digital – Universidade Federal do Rio Grande do Norte
- Lucas Mariano Galdino de Almeida – IFRN
- Lucélio Dantas de Aquino – Universidade Federal do Rio Grande do Norte
- Luciana de Lima – Universidade Federal do Ceará
- Luciana de Queiroz Leal Gomes – Universidade Estadual da Paraíba – Campus I
- Luma da Rocha Seixas – Universidade Federal de Pernambuco
- Marciel Aparecido Consani – USP
- MARIA AURICÉLIA DA SILVA – UFC
- Maria Auxiliadora Soares Padilha – Universidade Federal de Pernambuco
- maria cristina leandro de paiva – UFRN
- Maria Dalvaci Bento – SEEC/RN
- Maria de fátima Costa de Souza – UFC
- Mirna Carelli Oliveira Maia – IFPB
- Nelson Ion de Oliveira – Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Instituto Metrópole Digital
- Otávio Paulino Lavor – Universidade Federal Rural do Semi-árido
- Patricia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco – CIn-UFPE
- Patrick Cesar Alves Terrematte – UFERSA
- Paulo Gonçalo Farias Gonçalves – Universidade Federal do Cariri
- Pedro Alessio – Ufpe
- Rayanne Angela Albuquerque dos Santos – UFPE
- Rayssa Araújo Hitzschky – Universidade Federal do Ceará (Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem/PROATIVA)
- Ricardo José Rocha Amorim – UNEB
- Richard Romancini – Universidade de São Paulo
- Rita de Cássia Amorim Barroso – UNIT/SE
- Roberto Mariano de Araújo Filho – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
- Rommel Wladimir de Lima – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
- Rosemary Pessoa Borges de Almeida – IFRN
- Sandra Mara de Oliveira Souza – UFRN
- Signe Dayse Castro de Melo e Silva – UFPB/Departamento de Mídias Digitais
- Sormany Silva Dantas – Centro Universitário de Patos – UNIFIP
- Suzana Candido de Barros Sampaio – UFRPE
- Tácia Graciele de Albuquerque Silva – UFAL
- Taciana Pontual da Rocha Falcão – UFRPE
- Taciano de Morais Silva – Universidade Federal do Rio Grande do Norte
- Tancicleide Carina Simões Gomes – UFPE
- Thaíse Kelly de Lima Costa – UFPB
- Thelma Panerai Alves – UFPE
- Thiago Pereira Falcão – Universidade Federal da Paraíba
- Vanessa Stangherlin Machado Paixão Cortes – PUCRS
- Veronica Gitirana Gomes Ferreira – Campus Acadêmico do Agreste/Universidade Federal de Pernambuco
- Vinicius Silva Santos – Universidade do Estado da Bahia – UNEB
- Viviane Cristina Oliveira Aureliano – IFPE
- Walquíria Castelo Branco – CESAR School
- Wilk Oliveira – Universidade de São Paulo
- Wilkerson de Lucena Andrade – Universidade Federal de Campina Grande
- Yuska Paola Costa Aguiar – Universidade Federal da Paraíba – Campus IV