As pessoas tornaram-se emocionalmente dependentes do uso de celular. O vício é tanto que acessam aplicativos de mensagens e fotos no trânsito. Motoristas da capital seguem sendo imprudentes, é o que apontam os dados da última pesquisa do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde.
Dados do estudo apontam que, 19,57% da população ouvida afirmou que em 2018 fez uso de celular enquanto dirigia. Os condutores da capital paraibana afirmaram ainda ter cometido diversas outras imprudências: 6,46% dirigiram após consumo de bebida alcoólica; 1,25% após consumo abusivo de bebida alcoólica; e 10,08% receberam multa por excesso de velocidade nos 12 meses anteriores. João Pessoa segue a mesma média do país.
Segundo dados do Vigitel, 19,5% da população das capitais brasileiras afirmou ter usado telefone celular ao volante. O percentual mostra que de cada cinco indivíduos, um comete esse ato que é um risco para acidentes de trânsito. De acordo com o estudo, as pessoas com idade entre 25 e 34 anos (25,1%) são as que mais assumem esse comportamento de risco.
2018 registrou mais de sete mil multas por uso de celular na Paraíba
No Brasil, estudos mostram que uso de celular ao volante é a terceira maior causa de fatalidades no trânsito. Entre as principais infrações de trânsito na Paraíba estão excesso de velocidade, uso de celular e embriaguez ao volante. Em 2018, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) de Campina Grande e a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) registraram, ao todo, 7.480 multas por uso de celular. Foram 820 notificações no Detran-PB, 4.800 na Semob- JP e 1.860 no STTP.
Segundo estabelece o Código de Trânsito Brasileiro, dirigir manuseando o celular é infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira de habilitação. As consequências dos problemas causados por quem dirige e tecla não está apenas na multa, mas principalmente nos riscos que essa infração causa no trânsito. O Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa registrou 10.401 notificações de acidentes de trânsito, distribuídos em moto, carro, bicicleta, ônibus e atropelamento.
Redação
A Procuradoria Geral do Município de João Pessoa (Progem) criou um Portal de Negociações para…
A prefeita eleita de Guarabira, Léa Toscano, anunciou nesta sexta-feira (22) as datas da Festa…
Das 98 Unidades de Saúde da Família (USFs) que compõem a Rede de Atenção Básica…
O prefeito Cícero Lucena entregou, nesta quinta-feira (21), catracas de reconhecimento facial do Instituto Cândida…
Na tarde desta sexta-feira (22), por volta das 12h10, um veículo Peugeot 207 foi completamente…
A Procuradoria-Geral da República (PGR) deve dar início à análise dos indiciamentos do ex-presidente Jair Bolsonaro…