OPORTUNIDADE: Universidades da Paraíba devem criar 207 vagas para docentes e mais 150 cargos para servidores até o fim do ano de 2011
Com a ampliação do ensino superior na Paraíba, as instituições federais aceleraram a contratação de docentes e ainda pretendem preencher novos cargos até dezembro de 2011. A previsão é que cerca de 207 vagas sejam criadas e preenchidas nos próximos quatro meses.
Pelo menos 200 vagas serão oferecidas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Quatro editais foram lançados em 2010, sendo dois para a contratação de professores efetivos. Até o final de 2011, serão divulgados mais dois concursos também para docentes. A expectativa é que sejam criadas 200 oportunidades para docentes e outras 150 para servidores em diversas áreas.
O motivo da euforia é a criação de novos campi da instituição na Paraíba. A instalação mais recente ocorreu em Guarabira, para onde foi destinada a maior parte dos novos contratados. “Nós contratamos muito mais do que estava no edital. Convocamos pessoas que foram aprovadas em concursos feitos em 2009 e 2010, porque estavam dentro do prazo de validade”, afirmou Paulo de Tarso.
“Chamamos os que foram aprovados dentro do número de vagas e até o que ficaram na lista de espera. Em alguns casos, há cargos que não dispõem mais de candidatos, porque todos os classificados foram chamados”, completou.
O IFPB está presente em dez cidades e já possui cerca de 16 mil alunos. A intenção do governo federal é ampliar a oferta de cursos no Estado e criar mais cinco unidades. Para ministrar as aulas nesses pontos, a previsão é que 300 docentes sejam contratados até 2013.
O pró-reitor observa que as oportunidades serão lançadas, mas só irão aproveitá-las quem se preparar bem. “A recomendação que dou é que as pessoas procurem os editais anteriores e observem o programa exigido para começar a estudar. A previsão é que o edital seja lançado em setembro e que a prova seja aplicada um mês depois. Quanto mais cedo o candidato começar a estudar, mais chances ele terá de realizar seu sonho”, declarou.
Jornal Correio