Categorias: Paraíba

Uso do antigo Hotel Globo é cedido para a Prefeitura de JP

PUBLICIDADE

 O Governo do Estado e a Prefeitura de João Pessoa firmaram nesta quarta-feira (30), no Salão Nobre do Palácio da Redenção, um Termo de Cessão de Uso do antigo Hotel Globo por um prazo de 10 anos, podendo ser prorrogado por igual período. A parceria objetiva a realização de obras de reforma do prédio histórico para que, revitalizado, passe a ser mais utilizado e visitado por paraibanos e turistas.

 

O Termo de Cessão de Uso foi assinado pelo governador em exercício Romero Marcelo da Fonseca Oliveira e pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo. O governador em exercício destacou que a parceria firmada entre o Estado e o Município visa preservar o antigo Hotel Globo. “É um importante monumento de nossa cidade, um marco da pujança de João Pessoa de tempos atrás. O Governo do Estado está cedendo o uso para a Prefeitura municipal, que está desenvolvendo um projeto de revitalização de toda parte antiga da cidade”, argumentou.

 

De acordo com o governador em exercício, é preciso preservar o patrimônio histórico e cultural da cidade. “A iniciativa da Prefeitura é muito importante e o Estado está contribuindo com esse projeto de revitalização”, afirmou, acrescentando que o antigo Hotel Globo continua pertencendo ao Estado.

 

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, revelou que a cidade é a terceira capital mais antiga do País com patrimônio histórico e cultural riquíssimos. “A parceria com o Governo do Estado é essencial. São duas instituições que hoje dão as mãos, trabalham conjuntamente e isto é um exemplo do quanto a gente pode fazer mais quando se está junto. A ideia é montarmos um equipamento de visitação permanente e que conte a história de nossa cidade”, ressaltou.

 

Cartaxo informou que a revitalização do Hotel Globo está inserida num projeto que inclui todo o Centro Histórico. Ele adiantou que em setembro será entregue a Casa da Pólvora, totalmente restaurada. Dentro desse projeto, já foi feita a revitalização da Praça da Pedra e os casarões do Centro Histórico também serão recuperados, bem como está prevista a revitalização da Praça da Independência.

 

O presidente da Fundação Casa de José Américo, Damião Ramos Cavalcanti, que também preside a Academia Paraibana de Letras, prestigiou a solenidade e afirmou que a parceria firmada com o município de João Pessoa é emblemática porque o Estado descentraliza parte dos cuidados que se deve ter com o patrimônio. “No Hotel Globo se hospedaram muitas pessoas que participaram da construção da nossa cidade, construíram nosso progresso e o antigo hotel hospeda os valores da memória. Cuidar desse patrimônio é justamente não deixar que a memória se apague”, disse.

Redação com Secom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

TJPB atende o MPPB e suspende parte de Lei que regulamenta contratações temporárias na PB

Em sessão plenária realizada ontem (27), o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) atendeu parcialmente…

28 de novembro de 2024

Jovem é espancado após briga por esbarrão em bicicleta às margens do Açude Velho, em Campina Grande

Um jovem de 17 anos foi espancado e levado para o Hospital de Trauma em…

28 de novembro de 2024

Westin Porto de Galinhas: PB Agora conhece de perto o refúgio do bem-estar e vida saudável no paraíso tropical nordestino

Bem estar, saúde e harmonia com a natureza. Fugir do comum e viver o extraordinário.…

27 de novembro de 2024

Após perda de dois deputados, oposição articula reunião com Efraim e Veneziano para conter debandada no bloco na ALPB

O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado George Morais (União Brasil),…

27 de novembro de 2024

Quase 20 partidos ratificam apoio a candidatura de Hugo Motta à presidência da Câmara; veja desafios e pautas “bombas”

Candidato oficial de Arthur Lira (PP-AL) na disputa pela sucessão da presidência da Câmara, o…

27 de novembro de 2024

Jhony Bezerra diz ser contra escala 12×36 para Enfermagem e anuncia que buscará consenso com profissionais

O futuro diretor-superintendente da PB Saúde revelou ser contra a implantação da escala 12 por…

27 de novembro de 2024