Usuários e empregados dos trens urbanos da CBTU em João Pessoa comemoraram a retirada da Feira de Troca, que ocupava a Praça Napoleão Laureano, em frente a estação ferroviária de João Pessoa, no Varadouro, no último fim de semana. De acordo com alguns passageiros a feira prejudicava o tráfego das pessoas e tornava a área perigosa devido a comercialização de produtos de origem duvidosa. A Praça Napoleão Laureano também abriga o monumento do Marco Zero da Cidade de João Pessoa, desconhecido pela maioria dos moradores da Capital.
“Aquela feira aqui na praça era uma vergonha. A gente tinha medo de ser assaltada quando era obrigada a cruzá-la. Muita gente suspeita e bebendo ficavam nos encarando e às vezes entrava na estação”, reclama a estudante de Mandacaru, Herminia Nascimento. “Graças a Deus nos devolveram o direito de ir e vir com segurança”, acrescenta.
A Feira de Troca ocupou a praça em 2012, meses antes da eleição municipal e se manteve até o último domingo, 01, quando agentes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) efetuou a operação de remanejamento do pessoal para a região da Praça Socic, também no Varadouro.
“Essa é uma área histórica e merece ser tratada com atenção. A feira era tudo o que a região da CBTU não precisava porque atraía muita gente suspeita que ficava bebendo na calçada da estação e negociando de comida até produtos de origem duvidosa”, afirma o professor João Carlos de F. Lima, da Santa Rita. “Agora esse público não existe mais. Estamos voltando a normalidade”, completa.
Ascom