A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Usuários do Jampa Digital já podem acessar e-mails e visualizar vídeos

A Prefeitura Municipal de João Pessoa, através de sua Unidade Municipal de Tecnologia da Informação (UMTI) e a consultoria da Ideia Digital, já liberou o acesso dos usuários do Jampa Digital aos serviços de envio e recebimento de e-mails e fluxo de vídeo. A medida, antes indisponível devido ao pioneirismo do projeto e a necessária verificação antecipada da demanda do serviço na primeira etapa, faz parte do cronograma de implantação do projeto em João Pessoa. O desbloqueio dos serviços foi possível graças ao encerramento da etapa de ajustes finos e demais correções da rede.

 

 Segundo o coordenador da Unidade Municipal de Tecnologia da Informação (UMTI) da Prefeitura de João Pessoa, Ricardo Lima, desde a implantação do projeto até a liberação do acesso, muitos usuários reclamavam do funcionamento do Jampa Digital porque, na realidade, essas pessoas estavam acessando conteúdos bloqueados. “A maior parte dessas pessoas que utilizaram a rede pela primeira vez tentou enviar ou receber um email ou ver um vídeo, por exemplo, no You Tube, o que não aconteceu porque estes serviços sempre estiveram bloqueados”, explicou o coordenador.

 

O diretor da Ideia Digital, empresa responsável pela instalação de toda a infraestrutura do projeto na cidade, Mário Lago Júnior, destacou, no entanto, que embora a Prefeitura tenha liberado as portas para os dois serviços, outros continuam bloqueados para manter a segurança da rede. São eles: o aplicativo P2P e conteúdos impróprios a exemplo daqueles que fazem alusão ænbsp; pedofilia e ænbsp; pornografia. “Esses conteúdos continuarão sem a permissão de acesso, mas os demais, antes bloqueados, desde o final de outubro que estão podendo ser utilizados normalmente devido ao ajuste fino que fizemos”, disse Mário, lembrando que a proteção contra o aplicativo P2P tem o objetivo bloquear o acesso a conteúdos que infrinjam os direitos autorais. “É importante ressaltar  que o acesso à rede é publico e, portanto, vedado o seu uso comercial ou como substituto aos provedores de mercado, no caso de empresas e residências”, destaca ele.

 

Para o coordenador da Unidade Municipal de Tecnologia da Informação (UMTI) da Prefeitura de João Pessoa, Ricardo Lima, o ajuste feito na rede vai melhor atender aos turistas na orla e a toda a população que utiliza o Jampa Digital nas praças e nas demais unidades assinantes. Finalizada esta etapa do ajuste fino, o Jampa Digital, de acordo com ele, está pronto para atender a demanda do verão.  “Já fizemos o ajuste fino na rede para dar acesso a esses serviços e aumentamos a nossa banda larga da Oi sem custo algum para a Prefeitura”, disse Ricardo, destacando que essa expansão de banda vai melhorar ainda mais a infraestrutura de conectividade da rede do Jampa Digital. “Se antes tínhamos duas pistas, agora temos 4 pistas para que as informações trafeguem melhor”, concluiu Ricardo.

 

Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe