Categorias: Paraíba

Usuários já podem acessar serviços do Detran por meio de celular

PUBLICIDADE

Os usuários do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) já podem acessar grande parte dos serviços prestados pelo órgão por meio do telefone celular e tablets, baixando nos aparelhos que operam no sistema Android o aplicativo Detran Mobile, desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados da Paraíba – Codata.

Pelo aplicativo os usuários do Detran poderão realizar consultas como pontos na Carteira Nacional de Habilitação, multas, resultados de exames, situação cadastral dos veículos e valores de licenciamento ou IPVA.

O lançamento do Detran Mobile foi feito na manhã desta segunda-feira (24) pelo superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, que disse na ocasião que está em construção a versão do aplicativo para ampliar o acesso aos usuários que possuem aparelhos no sistema IOS, como o iphone e ipad .

Por enquanto, para utilizar o Detran Mobile basta possuir um aparelho Android e baixar o aplicativo por meio da loja virtual Play Store, sem qualquer custo operacional.

O Detran da Paraíba é o sexto, em todo o país, a disponibilizar os serviços por este tipo de aplicativo já em uso pelos Detrans dos estados de São Paulo, Ceará, Minas Gerias, Goiás e no Distrito Federal.

Serviços oferecidos – No campo dedicado aos veículos será possível obter informações sobre a situação cadastral. Na área de licenciamento, os usuários poderão verificar valores e prazos para pagamento. O aplicativo também permite consultas sobre existência e valores de multas. Na opção exame, será possível verificar resultados de provas psicotécnicas ou prática de direção veicular.

Existe ainda a opção “pontuação de CNH”. Nela os condutores habilitados poderão verificar a existência de pontos na carteira nacional de habilitação, por infração de trânsito. O superintendente do Detran lembra que o acompanhamento desta pontuação pode livrar os condutores de constrangimentos em relação aos bloqueios na CNH.

Ele revelou que, atualmente, cerca de 6 mil condutores paraibanos estão com mais de 20 pontos na CNH e deveriam ir ao Detran entregar a carteira. Só assim serão encaminhados aos Centros de Formação de Condutores para que frequentem 30 horas de aulas teóricas e recuperem o direito de dirigir.

Diante da grande quantidade de usuários do sistema Android, a expectativa da direção do Detran é de que o acesso aos serviços do órgão pela internet evite deslocamentos até a sede do Departamento de Trânsito, desafogando os principais setores e agilizando o atendimento aos usuários com demandas que não possam ser resolvidas pela internet.

 

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Inmet emite alerta de baixa umidade para 58 municípios da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, neste sábado (04), um alerta de baixa umidade…

4 de janeiro de 2025

Família é resgatada após naufrágio em moto aquática no rio Paraíba

Uma família composta por um pai e seus dois filhos, de 17 e 11 anos,…

4 de janeiro de 2025

João Pessoa é destaque na BBC como destino turístico em alta no NE: de capital ‘esquecida’ a nova ‘queridinha’ do verão

A capital paraibana, João Pessoa, está em evidência internacional. Neste sábado (04), a cidade foi…

4 de janeiro de 2025

Operação Verão 2025 combate loteamento irregular da faixa de areia em Cabedelo

Na manhã deste sábado (04), na orla de Cabedelo, ocorreu a Operação Verão 2025, uma…

4 de janeiro de 2025

Foto de ministro de Lula ao lado de Cássio Cunha Lima em Camboinha aquece especulações sobre articulações políticas

Neste sábado (04), uma foto tirada em Camboinha, em Cabedelo, trouxe à tona um encontro…

4 de janeiro de 2025

Ossada humana é encontrada em região de mata próxima ao açude de Bodocongó, em CG

Uma ossada humana foi localizada na noite dessa sexta-feira (03) em uma área de mata…

4 de janeiro de 2025