A Paraíba o tempo todo  |

Vacinação contra gripe termina na próxima sexta-feira

Vacinação contra gripe termina na próxima sexta-feira e mais de 35 mil ainda não foram imunizados

A Campanha de Vacinação contra a Gripe será encerrada na próxima sexta-feira, 25, e em Campina Grande, até a última segunda-feira, 21, apenas 23.590 pessoas tinham sido imunizadas, 21, o que representa apenas 37% da meta total, que é de 62.675 pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, nos quais estão incluídas crianças entre seis meses e dois anos de idade, trabalhadores de saúde, grávidas em qualquer idade gestacional e idosos. Como não há previsão de prorrogação da campanha, que começou no último dia 5, é importante que as pessoas procurem as unidades de saúde até a próxima sexta-feira, conforme alerta a coordenadora de Imunização do município, Tânia Jerônimo. A detecção de anticorpos protetores acontece, em média, entre 2 a 3 semanas após a vacinação e por este motivo, é importante que as pessoas procurem se vacinar o quanto antes.

A vacina é segura e protege contra os três principais vírus que circularam no ano anterior, entre eles o da influenza A (H1N1), e proporciona impacto direto na diminuição dos gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias, das internações hospitalares e de óbitos. De acordo com os números que constam no vacinômetro do Ministério da Saúde e estão sendo atualizados diariamente pelos profissionais das unidades de saúde onde a vacinação está sendo realizada, o maior número de pessoas vacinadas em Campina Grande, 13.457, foi de pessoas idosas, que inclui a soma de doses administradas em pessoas com mais de 60 anos, entre os quais, idosos, profissionais de saúde e índios.

Também foram imunizadas 5.486 crianças entre seis meses e dois anos de idade, 3.305 profissionais de saúde, 1.507 gestantes e, apesar da cidade não possuir comunidades indígenas, que também fazem parte dos grupos prioritários, dois índios procuraram as unidades de saúde para serem imunizados. A vacina contra a gripe está sendo aplicada em todas as unidades de saúde do município, incluindo UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família) e Centros de Saúde, além do ISEA (Instituto de Saúde Elpídio de Almeida) e HUAC (Hospital Alcides Carneiro).

A meta da campanha é vacinar, no mínimo, 80% do total de pessoas que integram os grupos prioritários e que no município chega a 62.675 pessoas. Em relação às crianças, os pais também devem estar atentos para a vacinação delas porque como a composição da vacina é a mesma da campanha do ano passado, as crianças que receberam uma ou duas doses da vacina em 2011 deverão tomar apenas uma dose neste ano.

As crianças que serão vacinadas pela primeira vez deverão tomar duas doses, com 30 dias de intervalo, e é importante que as duas doses sejam aplicadas porque somente assim elas estarão imunizadas. Também é importante que todas as pessoas que procurarem um posto de saúde levem o cartão de vacinação, para que seja feita a atualização das doses aplicadas, inclusive de outras vacinas.

 

 

 

Ascom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe