Em território tão árido e distante, no Sertão paraibano se encontra o Vale dos Dinossauros em Sousa, no rio do Peixe, há 444 km de João Pessoa. Por conta da pandemia, o Vale fechou as portas, mas agora, está reaberto a visitação do público.
O Vale corresponde a uma área total de 40 hectares e reúne 23 sítios paleontológicos, constituindo-se numa unidade de conservação ambiental do Governo da Paraíba e estava fechado há cinco meses. A entrada é gratuita.
O vale jurássico está localizado em uma área de 40 hectares, onde se preservam pegadas pré-históricas, sedimentosas em chão firme, de animais carnívoros e bravios, como pterossauro ou o velociraptor, marcas no solo do iguanodonte herbívoro, com três metros de comprimento, e peso estimado em quatro toneladas. As pegadas dos dinossauros medem entre 45cm e 50cm. São pisadas impressas na terra, aproximadamente, de 110 milhões de anos, do período cretáceo Inferior.
Fechado desde o início da pandemia de coronavírus, o Vale dos Dinossauros foi reaberto nesta quinta-feira (3) à visitação. O parque está localizado no município de Sousa, na Paraíba, e algumas restrições foram impostas. As visitas têm que ser agendadas previamente pelo telefone (83) 98811-3265 ou pelo portal da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e apenas 30 pessoas poderão ter acesso ao local a cada turno. O horário de funcionamento se inicia às 8h e vai até 17h.
Como medida de segurança, o uso de máscaras no interior do Vale dos Dinossauros é obrigatório. Além disso, recipientes com álcool em gel foram espalhados ao longo do parque, segundo garantias da administração do local.
PB Agora