O abastecimento de água de quatro cidades do Sertão paraibano está prejudicado devido à ação criminosa de vândalos, que danificaram a adutora do Sistema Coremas-Sabugi, no trecho entre os municípios de Patos e São Mamede.
As cidades de Santa Luzia, São Mamede, Várzea e São José do Sabugi, localizadas na Região Metropolitana de Patos, estão nesta quarta-feira (15) com o fornecimento de água temporariamente suspenso.
Equipes da Cagepa já realizam o conserto da adutora com previsão de retomada da operação no fim da tarde, e início gradual do abastecimento ao longo da noite desta quarta-feira (15).
De acordo com o diretor de Operação e Manutenção da Cagepa, Thiago Pessoa, essas cidades vêm sofrendo com intermitências no seu abastecimento, em virtude de várias situações, como problemas no fornecimento de energia elétrica e ações de vândalos, que vem ocorrendo desde o último dia 5, que ocasionam paradas sucessivas no sistema Coremas-Sabugi.
“Este último vazamento na adutora de água bruta ocorreu nas primeiras horas desta quarta-feira, ainda no município de Patos. Também logo cedo, os técnicos em manutenção se deslocaram até o vazamento, onde ficou constatado a ação criminosa do vandalismo. Como sempre, nesses casos, a Cagepa aciona a Polícia Civil para as providências cabíveis”, afirmou.
Thiago lembrou que o sistema Coremas-Sabugi atende mais 15 cidades e dois distritos, sendo cerca 100 quilômetros de adutoras às margens da BR 230.