Fotos de 13 mil documentos como RGs, CPFs e CNHs, além de dados de 227 milhões de brasileiros, foram colocados à venda em um fórum por dois cibercriminosos. De acordo com a empresa de cibersegurança Syhunt, em relatório enviado ao TecMundo, apenas a amostra possui dados de mais de 2,5 milhões de pessoas.
O vazamento foi encontrado em fóruns onde a venda desse tipo de dados é comercializado. Dois usuários com os apelidos de “YZK” e “Sr_Siriguejo” foram apontados pela Syhunt como os vendedores dos dados:
Ainda não é consenso sobre a origem desses dados e nem quando os mesmos foram realmente acessados indevidamente, porém, segundo os analistas, é fácil perceber nas imagens que podem se tratar de dados de autenticação, provavelmente em algum banco de dados de algum aplicativo que exigia foto como documento para registro.
Como se manter mais seguro?
Sabemos que esses dados podem ser utilizados por pessoas maliciosas como fraudadores para realizar golpes na internet como o Roubo de Whatsapp (Fraude comum utilizada hoje em dia). Então, o ideal é seguir alguns passos:
Com informações de Tecmundo, Canaltech, Syhunt
A defesa de Walter Souza Braga Netto, general da reserva do Exército, ex-ministro da Defesa…
Para o senador, decisão do STF sobre orçamento só prejudica. "Água é vida! É inadmissível…
A Romaria da Penha confirmou, mais uma vez, uma tradição que atravessa gerações, reunindo milhares…
O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…
O prazo de inscrição para os competidores que desejam participar da 3ª edição da Ultramaratona…
O deputado estadual (licenciado) Sargento Neto (PL) deixou o cargo de secretário de Serviços Urbanos…