O Ministério Público Federal (MPF) obteve a condenação de Victor Marcelino de Oliveira Santoianni pelo crime de racismo, por meio de sentença emitida pela 4ª Vara da Justiça Federal na Paraíba. O réu, que atua como professor em uma escola pública em Campina Grande, foi denunciado pelo MPF por cometer, induzir e incitar a discriminação e preconceito racial, étnico e religioso contra a comunidade judaica e o judaísmo, através de postagens em sua página pessoal na rede social Facebook. Anteriormente, a Justiça, a pedido do MPF, já havia determinado a interrupção da veiculação das mensagens.
De acordo com a sentença, o réu foi condenado conforme o parágrafo 2º do artigo 20 da Lei de Crimes Raciais (Lei nº 7.716/89), que abrange casos em que o crime de racismo é cometido por meio de comunicação em redes sociais ou qualquer outro meio de publicação. Neste caso, o crime foi cometido por três vezes, configurando concurso material, o que resultou em uma pena de 6 anos de reclusão, além de multa equivalente a 30 dias-multa. A sentença também determinou que as custas do processo serão suportadas pelo condenado.
Sobre a alegação do réu de que as postagens tiveram pouca repercussão, a sentença ressaltou que, por se tratar de um crime formal, o resultado material não é um requisito para sua configuração. Além disso, a internet, como meio de propagação de discurso de ódio, não permite ao usuário completo controle sobre sua disseminação. Uma vez postado, o conteúdo pode ser reproduzido em larga escala, independentemente da vontade do autor, por meio de capturas de tela e compartilhamentos.
No mês de junho, quando a denúncia contra Victor foi apresentada, o MPF encaminhou uma cópia da investigação e da denúncia à Secretaria de Estado de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, visando a abertura de um procedimento disciplinar contra o acusado, levando em conta sua função no sistema educacional. Vale ressaltar que, como o réu foi condenado em 1ª instância, ainda cabe recurso.
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…