Um intrigante dispositivo foi descoberto por banhistas na Praia do Bessa, em João Pessoa, nesta sexta-feira (9), deixando a população curiosa sobre sua origem. Após uma análise mais detalhada, ficou constatado que o objeto é, na verdade, uma boia satélite, utilizado para o monitoramento dos mares e até mesmo para a pesca de atum. Equipado com tecnologia de transmissão via satélite, ele envia dados em tempo real para seu operador. Uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente (Seman) foi imediatamente enviada ao local.
Os especialistas da Seman registraram imagens do dispositivo antes de recolhê-lo para levá-lo à Capitania do Porto, da Marinha do Brasil, onde será submetido a uma perícia para determinar sua origem. Este é o primeiro caso registrado de um equipamento desse tipo aparecendo no litoral paraibano.
Curiosamente, um dispositivo semelhante foi encontrado em Alagoas anteriormente. Pelas imagens compartilhadas nas redes sociais, é possível notar uma semelhança com o objeto encontrado na Praia do Bessa. Em Alagoas, a boia satélite foi localizada na Praia do Mirante da Sereia, no Litoral Norte de Maceió, em 2018.
O dispositivo apresenta informações técnicas, como o nome do modelo “Tuna 8 Explorer” e a marca do fabricante, Zunibal, além de dados que indicam sua área de monitoramento em alto mar. Consiste em uma boia com quase dois metros de circunferência, acompanhada por uma unidade eletrônica equipada com placas solares, ambas interligadas por cabos.
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos para permitir a continuidade do uso…
Expectativa, sonho e realização. Uma noite de celebração e o cinema como instrumento de transformação…
A Prefeitura de João Pessoa realiza o pagamento dos salários dos servidores referente a este…
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realiza, nesta terça-feira (26), a eleição para a mesa…
O Tribunal do Júri de João Pessoa condenou, ontem (25), Danilo Santos da Silva, de…
O consumidor pessoense que vai fazer compras durante a Black Friday deve ficar alerta e…