Mais de quatro estabelecimentos comerciais foram destelhados, em João Pessoa, no início da tarde desta terça-feira (30), pelos ventos fortes que atingem a capital paraibana. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial de ventos costeiros para 16 cidades da Paraíba (veja lista abaixo). Ninguém ficou ferido.
Os ventos fortes atingiram restaurantes e oficinas que ficam no Distrito Mecânico, próximo à saída de João Pessoa, sentido Pernambuco. Em uma oficina, o proprietário relatou que quatro carros foram atingidos pelo telhado, ocasionando um prejuízo de R$ 35 mil.
Um restaurante, que fica ao lado da oficina, também teve o teto derrubado. Mesas e louças que estavam expostas ficaram quebradas. O prejuízo, conforme a proprietária, é de R$ 7 mil. No momento do acidente, clientes e funcionários estavam no local, mas não foram atingidos.
Outras lojas também tiveram os telhados derrubados pelo impacto dos ventos, mas os danos foram provocados apenas na estrutura externa.
Inmet dá orientações sobre cuidados com ventos fortes
Durante a manhã desta terça-feira, o Inmet emitiu um alerta amarelo de perigo potencial de vendaval para 93 municípios da Paraíba, e outro alerta de ventos costeiros para outros 10 municípios.
Já durante a tarde, foi divulgado um novo comunicado de perigo potencial de ventos costeiros para João Pessoa e mais 15 municípios do estado.
O Inmet orienta que em caso de ocorrência de qualquer problema, a Marinha do Brasil seja procurada, bem como a Defesa CIvil, pelo número 199.
Também é recomendado que, em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Inmet emite alerta para perigo potencial de ventos costeiros em 10 municípios da Paraíba — Foto: Reprodução/Inmet
Cidades em alerta amarelo de ventos costeiros na Paraíba:
- Alhandra
- Baía da Traição
- Bayeux
- Caaporã
- Cabedelo
- Conde
- Cruz do Espírito Santo
- João Pessoa
- Lucena
- Mamanguape
- Marcação
- Mataraca
- Pedras de Fogo
- Pitimbu
- Rio Tinto
- Santa Rita
Com informações do G1/PB