A Paraíba o tempo todo  |

Vené anuncia para março a inauguração da UPA

Prefeito Veneziano anuncia para março a inauguração da UPA e do Hospital da Criança

O prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, anunciou nesta sexta-feira, 6, que fará no próximo mês de março a entrega de duas grandes obras na área de saúde: a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital da Criança e do Adolescente de Campina Grande.

Segundo ele, já nesta terça-feira, 10 de janeiro, ele vai proceder à assinatura de desapropriação do prédio onde funcionará o futuro Hospital da Criança. A unidade estará funcionando no antigo Hospital Mater-Dey, na Avenida Floriano Peixoto. A implantação deste projeto por parte da gestão municipal será possível graças à venda do terreno onde funcionava o DTOG (Departamento de Transportes, Oficinas e Garagem).

Conforme revelou, a Secretaria Municipal de Saúde está tomando todas as providências para o funcionamento da futura unidade hospitalar, cumprindo ações de planejamento, além de articular o necessário processo seletivo para a contratação de pessoal que atuará na assistência às crianças e adolescentes de Campina Grande.

“Tudo caminha muito bem para que tenhamos a partir de março o funcionamento de novas unidades de saúde, as quais, com toda certeza, vão gerar grandes benefícios em favor de toda a população campinense”, afirmou.

O Hospital da Criança e do Adolescente, a ser implantado pela Prefeitura de Campina Grande, contará com 80 leitos e terá a capacidade para realização de 16 mil atendimentos por mês, de acordo com informações da secretária municipal de Saúde, Tatiana Medeiros, para quem o hospital será a concretização de um sonho, uma vez que atualmente, Campina Grande conta somente com um hospital municipal, que é o ISEA (Instituto de Saúde Elpídio de Almeida).

Apesar de ser o segundo maior município do Estado e receber pacientes de todo o interior da Paraíba e de alguns Estados vizinhos, chegando a ter uma demanda de atendimentos hospitalares e de internações a 60% de pacientes vindos de outros municípios, somente agora, depois de 39 anos, Campina Grande passará a ter um hospital municipal.

O Hospital da Criança e do Adolescente, explica a secretária, será responsável pelo atendimento de casos clínicos eletivos e de urgência e posteriormente, será transformado em um hospital geral. A unidade hospitalar vai funcionar na antiga Mater Dei, que será adquirido com os recursos da venda do terreno do DTOG.

De acordo com o projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde, na primeira fase de implantação, o Hospital da Criança e do Adolescente disporá de leitos para internação, divididos por faixa etária, UTIs neonatal e infantil e leitos para observação.

Por sua vez, a UPA de Campina Grande, que será a primeira de Porte III da Paraíba (a maior dentre as UPAs), está orçada em R$ 2,7 milhões – apenas a construção do prédio,s em os equipamentos. Deste valor, R$ 800 mil de recursos da própria Prefeitura, sendo o restante do Governo Federal.

‘Pronto Socorro Municipal’ – A Unidade de Pronto Atendimento de Campina Grande – UPA faz parte da Política Nacional de Atendimento às Urgências e será uma espécie de Pronto Socorro Municipal, atuando em consonância com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU.

A UPA de Campina Grande, do tipo III, é a maior e mais avançada e única deste tipo em toda a Paraíba. Ela irá proporcionar à população atendimento de média e baixa complexidade, em Clínica Médica, Pediatria, Odontologia, Ortopedia e Traumatologia e funcionará 24 horas, sendo que, à noite, poderá atender, também, os pacientes que, durante o dia, são acompanhados pelo PSF.

“Quando for inaugurada, a UPA vai ter capacidade de atender até 450 pessoas por dia, com capacidade de observação e/ou de internação de 20 pacientes por dia, segundo nos informou a nossa Secretária de Saúde, médica Tatiana Medeiros”, afirmou o prefeito Veneziano.

 

 

 

Ascom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe